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Infraestrutura

Governador autoriza início das obras de dragagem e revitalização da orla de Matinhos

“Atenção, comandante da Galileo Galilei, autorizo o início das operações de alargamento da Orla de Matinhos, essa obra tão importante para todos os paranaenses”, anunciou o governador Ratinho Júnior

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou no sábado, 25, o início das obras de dragagem de areia das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos.

Por rádio, Ratinho Júnior solicitou ao comandante da draga que estava no mar, o início do bombeamento de areia. “Atenção, comandante da Galileo Galilei, autorizo o início das operações de alargamento da Orla de Matinhos, essa obra tão importante para todos os paranaenses”, anunciou.

O governador Ratinho Júnior solicitou por rádio ao comandante da draga
que está no mar o início do bombeamento de areia

Os últimos meses foram marcados pela mobilização das tubulações e do canteiro de trabalho, e as obras de dragagem serão realizadas até o mês de novembro.

Dragagem

É uma obra emblemática. Após a dragagem, Matinhos contará com faixa de areia de 70 a 100 metros de largura, de Caiobá até o Balneário Flórida. Os investimentos envolvem R$ 314,9 milhões, um dos maiores em andamento no Paraná.

orla de Matinhos

No evento de autorização, o governador lembrou que o projeto de recuperação de Matinhos é comentado há mais de 20 anos e que essa obra abre portas para novos investimentos na região. Ele também reforçou que essa é uma das principais demandas do Litoral.

“Todos os paranaenses merecem essa obra, que é a maior da América Latina em uma cidade litorânea. A ideia é que possamos avançar em outras grandes obras, como a tão sonhada Ponte de Guaratuba, e concretizar cada vez mais o desenvolvimento dos municípios do Litoral e do turismo. É um sonho que conseguimos tirar do papel”, destacou o governador.

Além da engorda da faixa de areia, as obras em Matinhos contemplam estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.

“Esses processos erosivos causaram grandes danos na região, historicamente. Com a força de vontade do governador, que veio para transformar a vida dos paranaenses”, disse o secretário
do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza

“Esses processos erosivos causaram grandes danos na região, historicamente. Com a força de vontade do governador, que veio para transformar a vida dos paranaenses, essa obra está sendo iniciada de fato na data de hoje, marcando um momento simbólico do Estado. Destaco também a importância das obras de macro e microdrenagem, que complementam a intervenção na areia. Estamos falando aqui de uma das áreas mais planas do Estado e uma das áreas em que mais chove no Brasil. Portanto, é onde ocorrem as maiores enchentes e cheias, problemas que vão ser solucionados nos próximos anos com essas intervenções”, enfatizou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

“Nós estamos aqui para administrar e ajudar todas as pessoas que vivem ou buscam Matinhos para usufruir do Litoral. Todos nós agradecemos essa obra”, reforçou o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler.

Presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou que foi um dia importante para todo o litoral do Paraná

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná – Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou que é um dia importante para todo o litoral do Paraná.  “Um dia importante para o nosso litoral, onde o Governador vem até Matinhos tirar do papel uma obra tão importante que é a engorda da praia de Matinhos. Isso vai ajudar muito a destravar o desenvolvimento do nosso litoral. Somos a favor da parte ambiental, mas com desenvolvimento e criação de emprego para o nosso povo. Essa obra vai ajudar com que saia do papel as rodovias que interligam os municípios do litoral, a tão sonhada PR de Guaraqueçaba até Antonina, a nossa ponte de Guaratuba e eu como presidente da Amlipa fico muito feliz nesse dia tão importante onde a equipe do Governo do Estado tirou uma obra de mais de trinta anos do papel juntamente com o nosso governador”, enfatiza Marcelo Roque.

Movimento Pró-Paraná

Estiveram presentes o diretor financeiro da entidade, Jaime Sunye, e o membros Eugênio Libreloto Stefanelo, Heroldes Bahr Neto, Joacir Bonatto e Kelso Krieger. Também participaram representantes do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Antonio Borges, Miguez e Ricardo Vidnich.

Representantes do Movimento Pró-Paraná participaram do evento que marcou o início das obras de engorda da orla de Matinhos no último sábado, 25. As duas entidades registraram em cartório notas técnicas dando respaldo à iniciativa.

“De acordo com informações do governo do estado, um navio de 160 metros será utilizado para retirar areia do fundo do mar. Entre os destaques da obra estão a macro e a micro drenagem, que vão impactar diretamente a população em situação de vulnerabilidade. Outro impacto positivo é a valorização imobiliária da região e o impulsionamento da economia local como um todo. Estudos recentes apontam que, para além da retomada pós-pandemia, a perspectiva das melhorias está fazendo com que os imóveis sigam se valorizando”, destacam em nota o Movimento Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) ressaltando que “a medida representa um importante passo para que o litoral do estado possa enfim passar por um ciclo de investimentos que vai potencializar as belezas naturais e qualidades locais. Por muitos anos, a falta de atenção e infraestrutura tem deixado a região aquém do que poderia ser, inclusive se comparada aos estados vizinhos. A entidade acompanhará as obras e está sempre à disposição com seu corpo técnico para consultas e para o apoio que se fizer necessário”.

O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, enfatiza que a obra é um marco para o litoral. “Esta obra marca uma nova fase no desenvolvimento do litoral paranaense. O Litoral este tão carente de investimentos de infraestrutura ao longo das últimas décadas, consegue agora com a viabilização desta obra enfrentar um problema seríssimo que atinge especialmente os menos favorecidos que a cada chuva que ocorre em Matinhos, as pessoas tem suas casas alagadas, tem que acordar de madrugada para salvar suas coisas. O problema das enchentes é um problema gravíssimo que quem conhece o nosso litoral sabe da importância de se ter a micro e a macro drenagem, e paralelamente a engorda da praia que venha aí solucionar um problema grave de erosão que temos ao longo dos últimos tempos. É um marco no desenvolvimento do nosso litoral”, disse Marcos Domakoski, enfatizando que “nós esperamos que tenhamos agora com a determinação política e bom censo de todas as entidades, nós tenhamos quebrado essa resistência e passado a considerar o litoral do Paraná como um lugar que merece se desenvolver”. 

O presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, destaca que “a obra ataca integralmente os problemas de infraestrutura que afligem a população local tais como as constantes enchentes e redução da área de areia, bem como provê melhorias paisagísticas e aumento significativo da faixa de areia”, disse Gomez, bem como que “o projeto será o alicerce para alavancar o desenvolvimento da área de sua abrangência, consequentemente gerando novos empregos e oportunidades de investimento. O início da execução da obra é um alento para resgatar e recuperar, com brevidade, o tempo que o litoral foi negligenciado, e resultará na melhoria da qualidade de vida, preservando a dignidade social, priorizando o interesse público”, completa.

Décadas

O projeto de Recuperação da Orla de Matinhos é planejado pelo Instituto Água e Terra (IAT) há mais de 20 anos.

“Não é só embelezar a praia, mas sim dar um suporte no controle de cheias e enchentes, provocados pelas chuvas e maré alta. É um grande projeto e que finalmente conseguimos tirar do papel”, disse José Luiz Scroccaro

“Não é só embelezar a praia, mas sim dar um suporte no controle de cheias e enchentes, provocados pelas chuvas e maré alta. É um grande projeto e que finalmente conseguimos tirar do papel”, explicou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.

Moradora do bairro Tabuleiro, onde já estão sendo feitas as obras de macrodrenagem no Canal da Avenida Paraná, Marli Muller conta que, quando ocorre a cheia dele, não é possível sair de casa. “Para mim, essa obra é muito importante, mas também pelo turismo, porque vai valorizar muito nossas casas e nossos serviços. Agora chegou a nossa vez. Faz 23 anos que estou morando aqui e há 23 anos que escuto a promessa dessa obra”, disse.

“Tem lugares que não conseguimos caminhar nem pedalar e agora, com essa obra, vai melhorar bastante o nosso cotidiano. Para nós, é um grande privilégio, porque teremos valorização na cidade, principalmente no turismo, o que atrai mais pessoas e gera mais empregos”, afirmou Valdemiro José de Souza, morador no litoral há 20 anos, que também acompanhou o evento.

Orla de Matinhos

O processo é realizado pela draga Galileo Galilei, autotransportadora de sucção e arrasto. Esta é a primeira vez que o Paraná recebe uma embarcação com tanta tecnologia embarcada. Este tipo equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde ela draga a areia, deposita em sua cisterna e em seguida manda o material pela tubulação que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores fazem o espalhamento na parte seca.

Na parte submersa, o próprio movimento das ondas se encarregará de fazer esse espalhamento da areia. A draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento total é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar.

O navio acomoda uma tripulação de 32 passageiros. Ele também foi utilizado para as obras de dragagem e aterro hidráulico de Balneário Camboriú e várias outras obras de dragagem portuária em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.

Presenças

Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; a primeira-dama de Matinhos, Regina Viana de Souza; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni; o secretário de Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi; o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin; o presidente da Portos Paraná, Luiz Fernando Garcia; o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos, André Pioli; o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado; os deputados estaduais Alexandre Curi, Márcio Nunes, Guto Silva, Galo e Luiz Cláudio Romanelli; os deputados federais Luizão e Christiane Yared; a diretora de Licenciamento Ambiental do IAT, Ivonete Chaves; o gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres; o prefeito de Paranaguá e presidente da Amlipa, Marcelo Roque; o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus; e outras lideranças do Litoral.

Com informações da AEN

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