Fiação elétrica da estrutura foi roubada, DER-PR substituiu. Toda a obra foi custeada pela Portos do Paraná
Inaugurado em outubro de 2019, o viaduto Nelson Buffara, localizado na BR-277 na entrada de Paranaguá, em área estratégica para o Porto e a cidade na divisão das Avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, beneficiou a organização do trânsito pesado na região, agilizando a movimentação de cargas em direção ao Porto de Paranaguá, bem como a entrada na cidade aos moradores. Entretanto, a falta de iluminação da estrutura trouxe reclamações por parte dos usuários da via, porém o problema deverá ser sanado nos próximos dias, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) e Portos do Paraná.
O investimento para construção do viaduto foi da empresa pública Portos do Paraná no total de R$ 12,7 milhões. Ao todo, o viaduto tem 906 metros de extensão e inclui uma linha principal de chegada e saída e acessos ao seu entorno. “Ele tem 6 metros de altura e mais de 7 metros de largura”, informa a assessoria. Todo o investimento abrangeu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras de arte correntes, obra de arte especial, sinalizações verticais e horizontais, sinalização provisória e serviços complementares.
De acordo com o DER-PR, o projeto do viaduto já previa iluminação pública no seu cronograma de serviços. “Infelizmente, a fiação elétrica foi furtada, fato registrado em boletim de ocorrência pelos engenheiros do DER. Agora está sendo realizada a substituição da fiação elétrica do viaduto, custeada pela empresa responsável pela execução do viaduto, que concordou em realizar o serviço, pois o furto aconteceu durante o período de obras”, afirma a assessoria do DER.
“Depois de concluído o serviço, a manutenção da iluminação passa a ser de responsabilidade da Concessionária Ecovia”, completa.
Benfeitorias
Segundo o departamento estatal, uma equipe técnica está realizando a recolocação dos cabos de iluminação, os quais devem ser finalizados agora no final do mês de abril. “Os serviços de iluminação estão sendo executados de acordo com o Projeto executivo da obra, o qual está dentro do quadrante da área do viaduto”, complementa.
“A obra é fundamental para melhorar o trânsito pesado no entorno do viaduto e melhorar a movimentação do tráfego de caminhões de cargas sentido Porto de Paranaguá, reduzindo filas e congestionamento na rodovia BR-277”, finaliza o DER-PR.
Com informações da AEN