Na terça-feira, 31, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Paranaguá assinaram a ordem de serviço para o início da reforma e ampliação da passarela que liga o continente à Ilha dos Valadares. O investimento é de R$ 13,4 milhões, sendo R$ 11,8 milhões do Estado e o restante do município. O licenciamento foi viabilizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
A estrutura deve beneficiar os cerca de 30 mil moradores na Ilha dos Valadares. O prazo de execução da obra é de 540 dias. O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, enfatizou que os moradores aguardavam por essa assinatura e, em breve, terão a obra concluída.
“É um dia histórico para Paranaguá, mas principalmente para a Ilha dos Valadares. São mais de 30 mil habitantes que precisam desse alargamento da ponte, da reforma, para poder passar. Hoje, nós temos uma balsa que é gratuita, mas ela tem o transtorno da maré, do calado, e isso dificulta muito. Agradeço a sensibilidade do governador Ratinho Júnior, por olhar com carinho por Paranaguá e por todo o litoral. Como toda obra grande, demora por questões burocráticas. Isso é um sonho para Paranaguá, essa passarela foi feita há 30 anos e a cada ano que passa aumenta o número de habitantes na Ilha dos Valadares”, analisou o prefeito.
Ele também destacou o impacto positivo que a obra pode trazer para o turismo na Ilha dos Valadares. “Nós temos o mar de lá que é muito bonito, a nossa cultura caiçara, o fandango. Então, nós temos muito o que mostrar. Claro que nós estamos fazendo também a parte de infraestrutura, já fizemos asfalto, vamos continuar também porque passar os carros é legal, mas tem que ter a estrutura da ilha. O governador visita muito Paranaguá, conhece a nossa baía, já pediu para a gente fazer um projeto maior também de revitalização da praça Mário Roque e aqui no entorno, a gente já tá fazendo com nosso recurso, mas também tem outros projetos que vão sair do papel com o apoio do governador”, observou o prefeito Marcelo Roque.
O coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Programas), Sílvio Loyola, explicou que foram muitos trâmites até a chegada da assinatura da ordem de serviço. “O processo de licenciamento iniciou em fevereiro do ano passado e foi em agosto assinado um contrato com a empresa e entregue a licença de instalação para o município. Só que a licença do município para fazer a obra tem algumas condicionantes da fauna do Rio Itiberê, mas o município já tem em mãos o que chamamos de licença ambiental simplificada para já instalar o canteiro de obras”, disse Silvio.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fábio Santos, também esteve presente no evento e comentou sobre o benefício da construção da ponte para os moradores. “Hoje temos a passarela, mas a ponte atenderá melhor a população da Ilha dos Valadares. Fico muito feliz com essa união do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal. A partir de agora, a responsabilidade da obra é da empresa e nós vamos acompanhar para ter a melhor qualidade do serviço. É um sonho da população do Valadares que está cada vez mais próximo de acontecer para que o Valadares tenha o que sempre desejou, batalhou e merece também”, declarou Fábio.
A deputada federal Christiane Yared, que irá assumir a Secretaria Municipal de Gabinete Institucional (SEMGI) no dia 2 de fevereiro, falou sobre a satisfação de ver a obra sair do papel. “Nós vemos uma luta gigante de muitos em favor da cidade e o Valadares mais do que merece. Paranaguá merece. E este momento era aguardado, lutamos muito por isso. O mais importante não é estar aqui, o importante é a hora que entregar a obra. Essa luta é para que a população tenha uma vida melhor, com mais conforto e mobilidade, isso é importante. Então é uma alegria hoje comemorar essa assinatura e aguardar essa tão esperada obra. Que seja para o bem de todos”, frisou Christiane.
Instituto Água e Terra (IAT)
O presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, representou o governador Ratinho Júnior na solenidade. “O governador está muito feliz com esse evento. É uma obra que o Governo do Estado almejava muito, por sempre estar preocupado em atender as demandas que os municípios geram. A construção dessa ponte é uma reivindicação da população de Paranaguá e nós estamos aqui dando essa resposta e temos só que louvar essa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Paranaguá”, salientou Everton.
Segundo ele, os investimentos na região mostram a preocupação do Estado com o litoral. “Isso para podermos dar acesso às pessoas, facilitar a mobilidade urbana, para ajudar no processo de desenvolvimento relacionado com a questão turística. É evidente que a Ilha dos Valadares terá uma funcionalidade, mas também será um acesso livre e mais confortável para a população e para podermos divulgar mais as belezas naturais que tem o Valadares, para que os turistas que vem aqui possam contar com o local como um destino turístico. Estamos em um local belíssimo e esse será mais um atrativo”, afirmou Everton.
Para uma obra desse porte, é necessário obter o licenciamento ambiental. “Houve um grande esforço da nossa equipe para fazer com que essa licença fosse emitida com muita segurança técnica e jurídica, tendo em vista que estamos atravessando o Rio Itiberê e, portanto, temos que tomar todos os cuidados com a nossa biodiversidade, mas também pensando muito nas pessoas”, ressaltou Everton.
Sobre a ponte
A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto foi construída na década de 1990, com largura de 2,55 metros, sendo o único acesso terrestre que ligava a parte Continental de Paranaguá à Ilha dos Valadares. Em maio de 2003, a Prefeitura realizou a ampliação lateral da passarela em mais de quatro metros.
Em 2018, as estacas de fundação ganharam reforço e, em 2020, foi necessária outra obra para o reforço estrutural das lajes do tabuleiro e das vigas longarinas com fibras de carbono. As obras que serão iniciadas são de revitalização e ampliação da passarela, com a restauração completa.
De acordo com informações do Governo do Estado, a nova ponte, de concreto armado, irá transformar a vida dos moradores e a realidade de ligação entre o continente e a Ilha dos Valadares. A atual passarela, exclusiva para travessia de pedestres e ciclistas, poderá também ser usada por veículos automotores.