conecte-se conosco

Infraestrutura

Governador do Paraná lança obra da ponte que liga Matinhos a Guaratuba

Evento marcou o início da construção aguardada há mais de 30 anos

Publicado

em

Foto: Jonathan Campos/AEN

O processo de construção da ponte que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba deu mais um passo para se tornar realidade na manhã de sexta-feira, 27. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lançou oficialmente as obras que resolvem um dos principais gargalos de infraestrutura do litoral do Paraná. Com a recente decisão judicial, que derrubou a liminar que paralisava a execução do contrato, o Governo do Estado conseguiu retomar o andamento do projeto. 

A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte. O investimento na obra será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros.

O governador Ratinho Júnior colocou a estaca zero para o início das montagens das peças que darão origem à ponte de Guaratuba. Ele lembrou que a ponte já estava prevista na Constituição Estadual de 1989 e hoje é um sonho que está se tornando realidade. “A ponte faz parte de um planejamento estratégico para o desenvolvimento do nosso Litoral, que inclui o engordamento da Orla de Matinhos, melhorias no Porto de Paranaguá, que por quatro anos consecutivos é considerado o melhor do Brasil, além de diversas outras obras de infraestrutura em todos os municípios da região”, declarou.

A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte

Ele ainda agradeceu o apoio dos deputados estaduais, associações, empresários, imprensa e da população ao projeto e destacou que a obra só saiu do papel graças à união de esforços de todos os envolvidos. “Não era mais possível nem racional que duas cidades do porte de Matinhos e de Guaratuba não estivessem completamente unidas por meio de uma ponte. Só com a união do povo que defende os interesses do Paraná pudemos comemorar hoje um feito histórico”, completou Ratinho.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que o lançamento da obra é uma vitória coletiva. “Essa obra é de pai para filho, muitas pessoas gostariam de estar nesse dia. O dia chegou e a ponte será uma realidade em Guaratuba. Serão 600 profissionais trabalhando diretamente e 1800 profissionais indiretamente, estamos no coração da obra com a autorização da montagem das peças pelo IAT”, lembrou Sandro Alex.

O presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, enfatizou a segurança jurídica quanto aos licenciamentos da obra

O presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza, salientou que o processo tem sido conduzido com muita segurança técnica e jurídica. “Temos a plena consciência de que o trabalho foi feito por uma comissão multidisciplinar, uma equipe técnica muito forte para dar sustentabilidade para as decisões que nós tomamos. Estamos muito seguros com relação a qualquer medida judicial por conta desse patrimônio que nós temos que é a nossa equipe, que tem defendido o licenciamento em todas as instâncias”, disse.

O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, falou dos benefícios da ponte para a movimentação turística de toda a região

O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, falou sobre os impactos positivos da obra para a movimentação turística no litoral. “Todo mundo prometeu, mas foi o Ratinho que tirou do papel. É uma obra estruturante, de mobilidade, que conecta o nosso litoral, os moradores poderão usar os serviços, restaurantes, praias, lojas, atrativos, é uma obra sensacional. O aspecto positivo da obra já impacta no mercado imobiliário com muita força, isso já aconteceu com a engorda da praia de Matinhos e com a ponte também vai acontecer muito mais. Além do que, os empreendedores nacionais começam a enxergar potencial e o litoral vai receber mais investimentos”, destacou Nunes. 

O coordenador regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, acredita que a obra vai mudar a história da região

O coordenador regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, acredita que a obra vai mudar a história da região. “Teremos um litoral antes da ponte e outro depois. É a valorização dos imóveis, são mais pessoas hospedadas nos hotéis. Paranaguá precisa pegar essa carona, temos um potencial turístico maravilhoso. Com a ponte todos os municípios ganham, é uma promessa que o governador tirou do papel, a obra trará emprego, renda e respeito para o morador e para o turista”, enalteceu Maranhão.

Prefeitos do litoral

Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a ponte representa um grande benefício para a população que reside no litoral e também para os turistas que escolhem o destino na temporada. “Muito além de uma demanda dos veranistas que ficam nas filas da balsa durante um ou dois meses do ano, a ponte significa a integração do nosso Litoral e justiça social para a nossa população, que terá serviços melhores na segurança pública, saúde e educação. É uma melhoria na mobilidade que funciona como uma grande indutora de empregos e renda e fortalece a economia dos municípios do Litoral paranaense”, afirmou Justus.

“É uma melhoria na mobilidade que funciona como uma grande indutora de empregos e renda”, destacou o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus

O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, disse que a ponte ligará o litoral ao Paraná todo. “Com esse carinho que o governador Ratinho está tendo com todos os paranaenses,  ponte vai unir Matinhos a Guaratuba e os municipios vão dobrar de tamanho. O desenvolvimento será bom para ambas as cidades, um investimento dessa magnitude jamais foi visto, principalmente o tratamento humanizado com os mais de meio milhão de moradores que vivem no litoral do Paraná”, enfatizou o prefeito.

O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, acredita que a obra impactará no desenvolvimento de ambas as cidades litorâneas

O prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Marcelo Roque, parabenizou o Governo do Estado e afirmou que a ponte destrava o desenvolvimento da região. “Temos sempre que respeitar o meio ambiente, mas temos que estar lado a lado do desenvolvimento, a obra da engorda de Matinhos foi o pontapé inicial. A ponte é aguardada há mais de 40 anos, prometida por várias pessoas que passaram pelo poder público. Como presidente da Amlipa fico muito feliz por cada cidade estar se desenvolvendo e hoje é um dia que ficará marcado”, afirmou Marcelo.

O prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Marcelo Roque, parabenizou o Governo do Estado

Detalhes da obra

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada (pista dupla em cada sentido), duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura), e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.

Presenças

Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais das Cidades, Eduardo Pimentel; do Turismo, Márcio Nunes; da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; da Comunicação, Cleber Mata; da Saúde, Beto Preto; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Fernando Furiatti; a primeira-dama, Luciana Saito Massa; os deputados estaduais Alexandre Curi, Hussein Bakri, Nelson Justus, Cloara Pinheiro, Luiz Fernando Guerra, Alisson Wandscheer, Denian Couto; os prefeitos de Matinhos, Zé da Ecler; Paranaguá, Marcelo Roque; e Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; o ex-governador Orlando Pessuti; o representante do Consórcio Nova Ponte, Luciano Ribeiro Pizzato; secretários municipais e vereadores de municípios do Litoral.

Em alta

plugins premium WordPress