conecte-se conosco

Infraestrutura

Governador comemora recorde histórico de movimentação da Portos do Paraná

Governador destacou qualidade de gestão da Portos do Paraná em plena pandemia

Publicado

em

Governador comemora recorde histórico de movimentação da Portos do Paraná

Porto atingiu marca de 53,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas

Na manhã de segunda-feira, 30, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve no Prédio Dom Pedro II, sede operacional da empresa pública Portos do Paraná, para acompanhar a contagem regressiva da quebra de recorde histórico de 53,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas no Porto de Paranaguá. O número é o maior da história do complexo portuário paranaense e, segundo o governador, demonstra a modernidade e qualidade dos portos do Estado, bem como fortalecimento econômico e produtivo do Paraná em pleno ano de pandemia. 

Na solenidade, foi celebrado o reconhecimento do Governo Federal, no prêmio “Portos + Brasil”, que foi entregue pelo Ministério da Infraestrutura à Empresa Portos do Paraná, que foi vencedora em duas categorias: Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) e Execução dos Investimentos Planejados. Além disso, o governador visitou o Centro de Controle de Operações da empresa pública, bem como fez ato simbólico de celebração da marca alcançada de 53,3 milhões de toneladas movimentadas.

“É um momento histórico, o próprio ato aqui registra esta movimentação no Porto de Paranaguá em seus 85 anos”, afirma o governador Ratinho Júnior

“É um momento histórico, o próprio ato aqui registra esta movimentação no Porto de Paranaguá em seus 85 anos de existência, a qual é a maior da história. Um recorde que estamos batendo que já era nosso, com o maior recorde ano passado da história, este ano a gente bate este recorde com um mês de antecedência e em um ano muito difícil devido à pandemia e dificuldades enfrentadas no Brasil e no mundo. Mesmo assim, a equipe, os colaboradores, o time e a diretoria deram um grande resultado e com dois prêmios que nós ganhamos”, salienta Ratinho Júnior.

“De quatro prêmios dados aos portos do Brasil, o Paraná ficou com dois, inclusive o da melhor gestão de Portos do Brasil”, afirma o governador, destacando o cuidado de sua gestão em nomear pessoas técnicas para gerir a Portos do Paraná, o que gera competitividade e eficiência. “O Porto é extremamente versátil, porque ele trabalha com terminal de líquidos, de contêineres, a nossa força que é a questão dos grãos”, reforça, destacando que o Porto passou a receber também a importação de soja. “Estamos aptos a receber qualquer tipo de produto, seja ele agrícola ou industrial”, explica.

Porto mais eficiente do Brasil

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou que o recorde só foi obtido graças ao esforço conjunto de todos do Governo do Estado e da Portos do Paraná que seguiram determinação do governador. “Em um ano tão difícil, bater este recorde com tanta antecedência é a confirmação que recebemos em Brasília de que é o Porto mais eficiente do Brasil comprovadamente em números também. Nós estamos com o recorde batido em 85 anos de história, reflexo da dedicação integral de toda uma equipe em um ano que tivemos momentos difíceis no Brasil, o Porto inclusive foi referência a outros portos do Brasil de como fazer uma operação praticamente de guerra para manter as exportações e não paralisar um caminhão ou um navio em nenhum dia sequer”, reforça, parabenizando o esforço de todos os trabalhadores portuários. “O nosso Porto é o mais eficiente do País”, afirma.

“O nosso Porto é o mais eficiente do País”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex

“Este é o resultado de um trabalho em equipe, de toda a diretoria executiva, de toda a comunidade portuária, os estivadores, as empresas, os caminhoneiros, os ferroviários, enfim, de todos aqueles que acreditam no nosso trabalho e no Estado do Paraná, onde entregamos para a sociedade um resultado. Sempre falamos que o Porto tem que ser cada vez mais competitivo e as empresas entenderam isso e comprovaram que os Portos do Paraná, tanto Paranaguá quanto Antonina, continuam sendo muito competitivos e está aí o resultado disso, esta movimentação histórica 30 dias antes do encerramento do ano, além dos dois prêmios de reconhecimento do próprio Ministério da Infraestrutura sobre toda a nossa gestão”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva. 

“Este é o resultado de um trabalho em equipe, de toda a diretoria executiva, de toda a comunidade portuária”, afirma Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Portos do Paraná

O diretor-presidente reforçou também que, além de gestão, outros fatores favoreceram a quebra de recorde como a safra, preço do produto no mercado e tempo. “Os fatores neste ano trabalharam em conjunto e nos beneficiaram, mas a responsabilidade sempre aumenta, tanto pelo reconhecimento da gestão, que é um trabalho anual que o Ministério passa a fazer, e também da movimentação, onde teremos a obrigação de incentivar cada vez mais produtores e clientes”, explica.

Prefeito celebra momento histórico

“Eu como prefeito fico satisfeito, pois se o Porto vai bem a cidade vai bem, então esta parceria é muito importante junto ao Governo do Estado, com o governador Ratinho Júnior que esteve aqui hoje”, afirma o prefeito Marcelo Roque

“É um momento de alegria para Paranaguá, um momento que vivemos de pandemia durante o ano todo, um ano atípico em que o Porto faz história para o Brasil inteiro. Os prêmios recebidos pela diretoria fazem jus ao trabalho que a diretoria desenvolveu ao longo deste tempo no Porto de Paranaguá. Eu como prefeito fico satisfeito, pois se o Porto vai bem a cidade vai bem, então esta parceria é muito importante junto ao Governo do Estado, com o governador Ratinho Júnior que esteve aqui hoje”, afirma o prefeito Marcelo Roque. “Quem ganha com isso é o povo de Paranaguá e do litoral. Só tenho a agradecer ao governador por investir também no nosso município, aquilo que era de direito foi pago ao município daquilo que o Porto devia há muitos anos por outros gestores que não tiveram capacidade de olhar pelo nosso município e o governador Ratinho Júnior teve esta visão ampla para Paranaguá e o litoral”, reforça.

“Parabenizamos todos os trabalhadores portuários que fazem com que esta máquina ande para frente e também os nossos TPAs e todos os sindicatos, desde aquele que varre a soja lá do fundo do porão até aquele que engata no cabo de aço todos os tipos de cargas movimentadas neste Porto. Se não fossem eles, este recorde não teria sido batido”, afirma Roque.

Deputados destacam importância do Porto 

O deputado estadual Gilson de Souza (PSC) esteve no evento e destacou a importância do Porto de Paranaguá para o desenvolvimento do Paraná. “Estivemos aqui hoje celebrando esta conquista tão importante ao Estado do Paraná. Nós podemos aqui celebrar este momento importante para o Paraná que demonstra o trabalho de todos em um momento tão difícil no Brasil e no mundo”, afirma. “Podemos ver aqui o Paraná exportando, trabalhando, batendo recordes e nós hoje podemos comemorar esta conquista tão importante”, complementa, parabenizando o governador, a diretoria e os trabalhadores pelos recordes obtidos.

“Estivemos aqui hoje celebrando esta conquista tão importante ao Estado do Paraná”, ressalta o deputado Gilson de Souza

O deputado Nelson Justus (DEM) destacou a importância que o governador Ratinho Júnior concede ao litoral paranaense durante a sua gestão. “O sucesso do governador está na escolha da sua equipe, dos seus secretários, assessores e o mesmo acontece com o diretor-presidente da Portos do Paraná. Esta marca de mais de 53 milhões de toneladas em um momento com esse em que a nossa indústria e agricultura não pararam com a pandemia e todas as intempéries que pudemos passar foi graças à mão firme de um governador valente e corajoso que demonstra uma capacidade extraordinária e um amor fantástico ao nosso litoral”, afirma. 

Deputado estadual Nelson Justus destacou o foco do governador Ratinho Júnior em prol do litoral do Paraná

Estiveram presentes ao evento prefeitos do litoral, representantes políticos, membros da diretoria da Portos do Paraná, empresários, trabalhadores portuários, lideranças sindicais, entre outros representantes da comunidade portuária.

Leia também: Empresa Portos do Paraná avança no projeto executivo para a obra de derrocagem

Em alta

plugins premium WordPress