conecte-se conosco

Infraestrutura

Arena Albertina Salmon é reinaugurada em Paranaguá

Espaço revitalizado conta com capacidade para 4,5 mil pessoas

Publicado

em

Espaço deverá abrigar competições internacionais

Na tarde de terça-feira, 16, o prefeito Marcelo Roque, junto a secretários municipais e atletas de Paranaguá, reinaugurou a Arena Albertina Salmon. O espaço, que anteriormente era um ginásio, alterou sua nomenclatura para arena, em virtude da modernização e ampliação realizadas na edificação, que contou com instalação de 4,5 mil cadeiras nas arquibancadas, iluminação em LED, reforma do telhado, cabine, vestiários, banheiros, pintura e revitalização interna e externa, bem como troca de todo o piso das quadras. A cerimônia de reinauguração não foi aberta ao público para evitar aglomerações no período de pandemia do novo Coronavírus, sendo acompanhada apenas pela imprensa local, atletas e equipe da prefeitura, com distanciamento social e higienização.

“Trata-se do ginásio mais moderno do Paraná. Quem conheceu o antigo Ginásio Albertina Salmon vê a transformação do espaço em uma arena praticamente nova, com investimento de mais R$ 5 milhões do município, com quadras novas, cadeiras, vestiários e uma fachada nova”, afirma o prefeito Marcelo Roque, ressaltando o potencial do espaço para revelar ainda mais atletas do esporte local alinhado com a educação. “Temos um projeto audacioso também da reforma do Gigante do Itiberê e da piscina olímpica, fazendo um amplo complexo educacional para mais de 2 mil alunos da rede municipal”, completa. 

O prefeito destaca que a descentralização do esporte é uma das metas da sua gestão. “Isso está ocorrendo com o projeto Meu Campinho, praças, novas quadras, tudo isso em um momento difícil que estamos vivendo com a pandemia”, explica, citando também a inauguração no fim de 2019 do ginásio do Jardim Esperança. “Após a pandemia estamos em tratativa para termos a Copa Libertadores de Vôlei com times do Brasil e Argentina no fim de ano, se a pandemia for superada”, acrescenta.

Prefeito Marcelo Roque afirma que Arena Albertina Salmon é o ginásio mais moderno do Paraná

O presidente da Câmara, vereador Waldir Leite, parabenizou a gestão municipal pela reinauguração. “Como presidente do Legislativo fico feliz, orgulhoso e com sentimento de dever cumprido, algo que com certeza é compartilhado pelos meus colegas vereadores aqui presentes”, salienta. “A revitalização do espaço é importante, oferecendo aos parnanguaras oportunidade e desenvolvimento no esporte e educação”, explica. 

Educação e esporte

Os recursos de cerca de R$ 5,6 milhões utilizados para reforma do espaço vieram da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). “A Semedi está muito feliz com a entrega da Arena Albertina Salmon. Foi uma obra pensada a cada momento, a nossa pasta não parou um minuto para entregar esta obra de qualidade, pois a população merece”, afirma a secretária de Educação, Tenile do Rocio Xavier. “O objetivo é desenvolver a parceria com o Esporte, usando regularmente este espaço com nossas escolas integrais, que terão em um período aula no parcial e no contraturno, que é o integral, assim como atividades na escola integraremos o uso da arena para uso de suas habilidades esportivas”, complementa.

Momento do descerramento da placa de reinauguração (Foto: Secom/Prefeitura de Paranaguá)

O secretário municipal de Esportes, Darlan Janes Macedo Silva, afirma que a entrega é um marco para o esporte parnanguara. “É um sonho sendo concretizado. Convivemos e convivo aqui há cerca de 16 anos e sabíamos dos problemas que existiam, agora praticamente ganhamos um ginásio novo, com uma estrutura fenomenal para atender nossos atletas. É um dos melhores ginásios do Brasil, como ex-atleta e gestor falo isso”, acrescenta. Segundo Darlan, mais de 12 modalidades esportivas podem ser desempenhadas no local em alto padrão, destacando que a secretaria focará em trazer grandes competições nacionais e internacionais a Paranaguá.

Atletas celebram espaço que é celeiro de talentos

A atleta de vôlei de praia, Ágatha Bednarczuk Rippel, campeã mundial e medalhista olímpica, destacou a importância do ginásio para sua carreira como esportista iniciada em Paranaguá. “Quando eu cheguei aqui e vi a Arena desse jeito foi algo emocionante, pois este espaço me remete muito ao início da minha carreira, tanto dentro das quadras, quanto nos jogos escolares, Peixispíadas, enfim, foram muitos anos dentro do ginásio. Ver este espaço todo reformado e lindo é algo que aquece o coração. Essa reforma irá ajudar muito a termos novos atletas na cidade, bem como dar uma estrutura maior para todos os que atuam no esporte”, explica. “A cidade vai respirar ainda mais o esporte”, explica, destacando que o investimento no setor esportivo é algo que reforça os valores da sociedade e do cidadão. 

Prefeito, autoridades e atletas estiveram na reinauguração

John Lineker, atleta de Mixed Martial Arts (MMA), também relatou que seu início de carreira possui relação direta com a Arena Albertina Salmon. “Esta reinauguração é muito importante, o espaço está muito bonito. Aqui iniciei no esporte por meio do professor Eraldo, estar aqui na reinauguração foi uma satisfação muito grande”, destaca. 

“Minha última luta antes do UFC foi aqui no ginásio e hoje a diferença é absurda. Costumamos visitar várias arena dentro e fora do País e a nossa arena não está devendo em nada, com uma bela estrutura, bom gosto e revelando ainda mais talentos parnanguaras”, afirma o atleta de  MMA, Junior “Baby” Albini. 

Confira mais fotos da reinauguração:


Em alta

plugins premium WordPress