conecte-se conosco

Infraestrutura

Estado assina ordem de serviço para retomada das obras do Centro da Juventude em Paranaguá

Espaço está localizado na Vila dos Comerciários

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Na sexta-feira, 19, o Governo do Estado do Paraná liberou a ordem de serviço para a retomada das obras do Centro da Juventude, na Vila dos Comerciários, em Paranaguá. O investimento é de R$6,4 milhões, com recurso oriundo do Fundo Estadual da Infância e Adolescência. A previsão é de que a estrutura seja entregue à população em cerca de 300 dias para atender adolescentes e jovens de todo o litoral.

Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. A assinatura da ordem de serviço foi realizada no local com a presença de autoridade estaduais e municipais, além da população.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, afirmou que a secretaria ficará a cargo da gestão da obra. ” É a nossa responsabilidade. Em comum acordo, em reuniões técnicas, desenrolando os problemas que nós tínhamos, conseguimos chegar nesse momento importante. Depois de 13 anos conseguimos desenvolver e soltar essa licitação. Depois da obra iniciada, em 10 meses a gente poderá concluir. Podemos entregar até o fim deste ano para a comunidade de Paranaguá. A obra deve começar em torno de 30 dias”, salientou Pimentel.

A assinatura da ordem de serviço foi realizada no local com a presença de autoridade estaduais e municipais

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou que se trata de um resgate para atender a comunidade do litoral. “O Governo do Estado tem várias ações no litoral, todo mundo já sabe da ponte aqui em Paranaguá, mas essa obra é um resgate, estava parada desde 2013, algo que vai congregar os esforços com a juventude. Vão poder fazer cursos, contraturno, um local muito importante, um resgate do governador, uma resposta com Paranaguá sempre presente e mais uma obra que será retomada”, afirmou Carboni.

O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, acredita que a área do turismo só caminha bem se os outros estiverem bem atendidos. “Obras como essa são muito importantes, porque a partir do momento que as cidades recebem um conjunto de obras e ações, reflete em uma população mais apta a receber os turistas. Quando a cidade é boa para a sua população, ela é melhor ainda para o turista. Também estamos retomando as obras do Mercado do Peixe, na Praça Mário Roque, que faz um conjunto com a Ponte dos Valadares”, declarou Nunes.

Serviços devem começar em torno de 30 dias. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Benefício para Paranaguá

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, lembrou do benefício dessa e de outras obras em parceria com o Governo do Estado. “Estamos tirando do papel uma obra de 13 anos. Fico muito feliz, pois serão diversos serviços ofertados para nossos jovens e toda a população. Agradeço ao Governo do Estado e ao governador Ratinho Júnior por investir em Paranaguá. Também recebi a informação que o entorno do Aquário será licitado para ser revitalizado, este é mais um investimento do Governo do Estado no Litoral”, disse Marcelo.

A secretária municipal de Governo, Luciana Costa, disse que a estrutura deve contribuir com os jovens, dando mais oportunidade. “Para nós é um sonho que se torna realidade, essa obra estava parada e nós trabalhamos incansavelmente para tirá-la do papel, tornar realidade  e colocar à disposição da população que merece esse carinho e para os nossos jovens que terão essa oportunidade”, frisou Luciana.

O coordenador regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, falou sobre a retomada da obra e o benefício para a população. “Esta é mais uma obra abandonada no litoral do Paraná, na cidade mãe do Paraná, que o povo já não acreditava mais. Foram dez anos de obra parada que o governador Ratinho Junior tira do papel.  Hoje é um dia de muita alegria, a obra estava abandonada servindo de esconderijo de ladrões ao lado do Colégio Carmen Costa. A empresa já está contratada e em breve aqui se transformará em um centro para adolescentes e jovens com lazer, cultura, aprendizado e profissionalismo”, afirmou Maranhão.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, explicou que o início das obras do Centro da Juventude era uma missão. “Quando assumimos a secretaria de Assistência Social, a missão que o prefeito Marcelo Roque nos deu foi que o Centro da Juventude precisava ser uma prioridade na minha gestão. Iniciamos uma série de tratativas, nos deram todas as orientações e buscamos também a secretaria de planejamento. A documentação já estava toda regular e, a partir daí, fizemos todo um plano de ação com a equipe técnica da Sedef para a retomada dessa obra. Foi uma soma de esforços de vários órgãos que entenderam que era a vez de Paranaguá”, disse Ana Paula.

O investimento é de R$6,4 milhões, com recurso oriundo do Fundo Estadual da Infância e Adolescência

Sobre os Centros da Juventude

Após mais de dez anos paralisada, a obra do Centro da Juventude em Paranaguá foi licitada em novembro do ano passado. O projeto arquitetônico segue o padrão estabelecido pela Secretaria das Cidades. O programa é do Governo do Estado, a cargo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com o objetivo de ofertar ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-los de situações de risco e vulnerabilidade social.

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação. Os Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.

Atualmente, o Paraná conta com Centros da Juventude em Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Castro, Campo Mourão, Campo Largo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã Jacarezinho, Lapa, Laranjeiras do Sul, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e unidades Eucaliptos e Audi/União, ambas em Curitiba. 

Os espaços atendem adolescentes e jovens, prioritariamente entre 12 e 18 anos, pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social e também é aberto à comunidade.

Em alta

plugins premium WordPress