O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou em 2014, em Paranaguá, o estudo final de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR-277. O evento teve a participação de autoridades que afirmaram que a obra estava inscrita no então Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).
As obras foram orçadas, naquela ocasião, em R$ 200 milhões, com recursos do Governo Federal, com previsão de abertura de licitação para o segundo semestre daquele ano. A estimativa era que as obras começariam em 2015, com previsão de dois anos e meio para término.
Entre as propostas está a execução de marginais até perto do Porto de Paranaguá, passarelas para os pedestres e cinco intervenções, sendo quatro viadutos: um no posto Locatelli, outro na Atílio Fontana, na rotatória da Santa Ritta e uma elevatória que seguirá até a entrada do Porto e ainda uma trincheira na região do Aeroparque.
SITUAÇÃO HOJE
De acordo com informações da assessoria de imprensa do DNIT, o projeto de revitalização teve seu estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) concluído. “Sendo a próxima fase de licitação para o projeto da obra, depois, licitação para a obra em si. No momento não há previsão de quando estas licitações serão realizadas”, afirmou em nota.
Além do projeto de revitalização da Ayrton Senna, há outro projeto em andamento para recuperação dos 6,6 km de jurisdição do DNIT, em Paranaguá. “A previsão de finalização é para outubro. Após, poderão ser licitadas as obras deste projeto”, ressaltou. No entanto, ainda também não há previsão. Sobre os dois projetos em andamento, o DNIT constatou que somente após o término deles será possível divulgar mais detalhes das obras.
Questionado sobre a possibilidade de a Prefeitura de Paranaguá fazer uma intervenção com melhorias na via, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que isso pode ocorrer, desde que haja entendimento com a Superintendência do DNIT no Paraná, através de um termo de trabalho.
Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) foi concluído e apresentado em 2014 em Paranaguá