Infraestrutura

Delegacia Cidadã em Paranaguá deve ser entregue em 2018

Prédio em território parnanguara será o maior do Estado

osdfaoht 1584451071

As obras da Delegacia Cidadã de Paranaguá começaram oficialmente no dia 20 de janeiro de 2018. A partir de então, quem passa pela Rua Domingos Peneda, na região do Aeroparque, pode perceber os tapumes que cercam a área da obra. A expectativa é que a inauguração seja realizada ainda neste ano. Enquanto isso, caso haja necessidade dos serviços prestados pela Polícia Civil, a população precisa se dirigir até a 1.ª Subdivisão Policial, no centro histórico de Paranaguá.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), o contrato de construção da Delegacia Cidadã pelo Governo do Estado estipula o prazo de 300 dias para entrega da obra, ou seja, em novembro. No entanto, este é o prazo para entrega do prédio, depois desta data a responsabilidade fica para a Secretaria de Estado de Segurança Pública, que deverá equipar o prédio e, por fim, realizar a entrega à população.

BENEFÍCIOS

Neste mês, o delegado chefe da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Rogério Martin de Castro, esteve na Câmara de Vereadores para apresentar os benefícios da implantação da Delegacia Cidadã no município e responder a questionamentos dos vereadores. Segundo a autoridade policial, o novo espaço atende ao interesse público da cidade, com mais comodidade para atender os cidadãos, além de ser possível dar mais atenção às investigações dos crimes ocorridos na região.

Uma das maiores indagações da população é quanto ao local escolhido para receber a delegacia, no Aeroparque, considerado o maior local de lazer da cidade. O delegado chefe tranquilizou os moradores ao afirmar que não se trata de uma cadeia como o que ocorre na atual 1.ª Subdivisão, conhecida como “Pires Pardinho”.

"Teremos somente quatro celas para comportar até quatro pessoas e nenhuma delas terá algum tipo de visão para o lado externo do prédio. Reforço ainda que as celas serão apenas para uso de curto espaço de tempo, uma vez que o preso será encaminhado para as celas da Pires Pardinho", explicou o delegado chefe. O local ficará sob a responsabilidade do Departamento Penitenciário do Paraná e não mais compartilhado com os agentes da Polícia Civil.

Desta forma, a atual 1.ª Subdivisão continuará funcionando como cadeia, enquanto que a Delegacia Cidadã funcionará para atender de forma mais abrangente e digna os cidadãos que precisem de algum serviço. Em Matinhos, onde este modelo já foi implantado, houve o incremento de 20% no efetivo de segurança. Em Paranaguá, será a maior do Estado e dará suporte ao setor pelos próximos 50 anos.

DETALHES DA OBRA

A Delegacia Cidadã em Paranaguá seguirá o Padrão III, com 1700m² e três pavimentos. Haverá salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para atendimentos especializados de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. O local contará ainda com salas voltadas para a defensoria pública, sala de reconhecimento e sala cofre.

A tendência é que o serviço de emissão ou atualização de documento de identidade ficará mais ágil, pois haverá um posto do Instituto de Identificação do Paraná. A estrutura de acesso à nova delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional, guias rebaixadas e demais dispositivos de acessibilidade. Internamente, o espaço conta com elevadores e sanitários adaptados, de acordo com o estatuto da pessoa com deficiência.

 

 

Você também poderá gostar

Delegacia Cidadã em Paranaguá deve ser entregue em 2018

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.