Connect with us

Infraestrutura

Complexo Turístico Religioso Mega Rocio é inaugurado em Paranaguá

Investimento de R$ 6 milhões foi feito na construção do espaço pelo Governo Federal e Prefeitura

Publicado

em

Complexo Turístico Religioso Mega Rocio

Edificação leva o nome de Dom Alfredo Novak e beneficia turismo religioso no município

No início da tarde da quinta-feira, 29, foi inaugurado o Complexo Turístico Religioso Mega Rocio Dom Alfredo Novak, localizado na Praça Thomas Sheehan, ao lado do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Após mais de 10 anos de expectativa para conclusão da edificação, o Mega Rocio foi entregue, oficialmente, tendo sido construído com recursos do município e do Governo Federal. O prédio moderno poderá receber até 1,6 mil pessoas, contando com centro de eventos, banheiros, cozinha industrial e salas administrativas, e será cedido ao Santuário que usará espaço com eventos, ampliação de romarias e utilização na Festa do Rocio, algo que, consequentemente, vai trazer mais turistas ao município.

O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, afirma que a inauguração foi importante. “Este é um sonho antigo de Dom Alfredo, desde que ele estava aqui como bispo diocesano ele sonhava com esta obra, que começou, mas ficou um bom tempo parada. Hoje é um dia especial para inaugurar e acolher mais os devotos dentro desta proposta do turismo religioso, sendo que o Santuário do Rocio é o principal polo religioso do Estado, onde está a Padroeira do Paraná”, explica, destacando que com o prédio serão ampliadas as romarias já em 2021, trazendo turistas de vários locais. 

“Hoje é um dia especial para inaugurar e acolher mais os devotos dentro desta proposta do turismo religioso”, ressalta o reitor do Santuário, Padre Dirson

“Este espaço vai possibilitar que a gente não precise montar lá fora muitas estruturas, tendas, essas coisas, onde poderemos usar este prédio grande, espaçoso e moderno, para facilitar a nossa vida durante a Festa do Rocio também, mas lembrando que o principal é usar todos os meses para acolher as romarias”, afirma o reitor. Segundo ele, o espaço será um local para shows católicos, acolher romeiros, sendo um espaço multiuso para shows, alimentação, reuniões, entre outros. “Dom Alfredo Novak lutou muito por isso”, diz. 

Município detalha investimento conjunto com União e estrutura do prédio

O secretário municipal de Obras, Sílvio Loyola, destacou a importância da inauguração do Mega Rocio feito com recursos da União e município, ressaltando que esta é mais uma obra entregue pela atual gestão de várias que estavam paradas em 2017. “Hoje, esta obra, é a última entregue, de todas as obras que estavam paralisadas”, ressalta. Segundo ele, será feita a cessão de uso do espaço para o Complexo Turístico Nossa Senhora do Rocio. “Com muita alegria hoje fazemos a entrega deste equipamento, que é necessário, tanto para manter a nossa festa religiosa da Padroeira do Paraná, como trazer incentivos para a própria Igreja e comunidade”, explica, ressaltando que um módulo da Guarda Civil Municipal (GCM) será instalado em frente ao Mega Rocio para garantir segurança e conservação do patrimônio.

Secretário municipal de Obras, Silvio Loyola, destaca que espaço pode receber 1,6 mil pessoas, de acordo com Corpo de Bombeiros

Loyola explica que está prevista para janeiro de 2021 a entrega da mobília, eletrodomésticos da cozinha, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos na parte interna do complexo. “São ferramentas necessárias que serão entregues para o complexo. A capacidade interna aprovada pelo Corpo de Bombeiros é de 1,6 mil pessoas”, explica. “Praticamente de recursos para a obra 50% vieram do Governo Federal e 50% da Prefeitura de Paranaguá. No total de recursos, foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões juntando as duas etapas, a primeira que a empresa abandonou e a segunda que nós retomamos em 2018”, explica. Por fim, o gestor destacou que a manutenção será feita pelo Santuário, visto que será concedida cessão de uso para a entidade religiosa. 

Autoridades estaduais comparecem ao evento

Chefe da Casa Civil, Guto Silva, reforçou importância do Santuário e do espaço para o turismo religioso do Paraná

O chefe da Casa Civil do governador Ratinho Júnior, Guto Silva, marcou presença na inauguração e destacou a importância do complexo para o turismo religioso do Paraná. “Uma obra importante, que dará suporte aos romeiros, e é uma obra que não ficará isolada, pois quando olhamos Paranaguá vemos o potencial do turismo de praia, natureza, aventura, mas naturalmente o religioso, visto que é o berço da Padroeira do Paraná”, acrescenta. “O que estamos fazendo é conectar esses ativos no Paraná para que o turista fique mais tempo, gaste mais, gere mais emprego e renda para os paranaenses”, explica, ressaltando o trabalho feito pela pasta estadual de Turismo em prol do Santuário.

Márcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná, afirma que complexo potencializa vinda de turistas e romeiros ao município

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, frisou a importância do espaço para receber turistas e romeiros. “Quando o romeiro e o turista de uma forma geral vêm ao lugar, ele precisa de infraestrutura”, acrescenta. “Este local é muito importante para Paranaguá, mas ele é ainda mais para o Paraná, porque este turismo se conecta com outras rotas religiosas, como a rota do Rosário na região de Bandeirantes, de São Miguel Arcanjo no norte do Paraná, os caminhos de Peabiru e a questão do turismo religioso de Curitiba”, acrescenta, ressaltando que o turismo religioso no Santuário beneficia o setor em todo o litoral.

“Espaço receberá muitos turistas, que aqui chegarão e irão renovar sua fé, bem como irão andar pela nossa cidade”, afirma o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, destacou a importância da benfeitoria para Paranaguá. “Este espaço receberá muitos turistas, que aqui chegarão e irão renovar sua fé, bem como irão andar pela nossa cidade, comprar nosso artesanato, ir nos nossos restaurantes e hotéis, gerando emprego e renda na nossa cidade”, finaliza. 

Também esteve presente ao evento o deputado estadual Paulo Roberto da Costa, o “Galo”.

Leia também: DER-PR recebe manifestações de interesse para estudos da ponte de Guaratuba