conecte-se conosco

Infraestrutura

Atracação de navio chinês coloca o Porto de Paranaguá em nova rota marítima

Lançada ao mar há quatro meses, embarcação marca modernização da frota da Cosco e aumento na capacidade de transporte dentro desta rota. (Registro do momento após o corte da fita de inauguração)

Publicado

em

Foi realizada na tarde de segunda-feira, 18, no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), a cerimônia de atracação inaugural do Cosco Shipping Brazil, um marco significativo não apenas para a indústria marítima, mas também para as relações diplomáticas entre o Brasil e a China.

Com apenas quatro meses desde que foi lançada ao mar, a embarcação Cosco Shipping Brazil já se destaca como um gigante dos mares. Com 336 metros de comprimento (LOA), 51 metros de boca e capacidade para transportar 14.100 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit), a embarcação supera a média de comprimento das embarcações que fazem esta rota, que é de 299 metros.

Além disso, a embarcação conta com 2.100 tomadas para contêineres refrigerados (reefer), usados para o transporte de cargas com carnes, por exemplo.

O evento de atracação inaugural não apenas celebrou a entrada dos porta-contêineres na rota ESA, mas também marca o cinquentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a China. Essas relações têm impulsionado o desenvolvimento econômico e fortalecido os laços culturais entre os povos brasileiro e chinês.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, enfatizou que o evento consolida a relação do Paraná com a China, importante parceiro comercial e que reforça os excelentes resultados que a economia paranaense vem alcançando nos últimos anos. “No sentido da gente ampliar a capacidade de negócios com a China, quanto com a Ásia e o mundo todo, em função do crescimento do nosso estado e da necessidade de exportação da nossa produção. Um parceiro como a Cosco Shipping vem em um bom momento em que estamos passando no Paraná. Somos o Estado que mais cresceu, um estado que cresceu 7,8% contra 2,8% dos demais estados. Isso mostra mais uma vez o interesse do capital estrangeiro e principalmente da China aqui no nosso Paraná”, enfatizou Piana.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, celebrou mais um momento histórico para Paranaguá. “Nós temos atracada aqui no Porto de Paranaguá uma embarcação batizada de Brasil que simboliza um pouco dessa relação fraterna e comercial do Brasil com a China. São 50 anos celebrados do início dessa relação e eles escolheram o Paraná, Paranaguá para fazer essa grande celebração. Então é muito gratificante e demonstra o compromisso do Governo do Estado do Paraná, da Autoridade Portuária, da Portos do Paraná, em prover cada vez maiores e melhores infraestruturas para esse setor da logística”, enfatizou Luiz Fernando.

O capitão dos Portos do Paraná, Anderson Melo, enfatizou que mais uma vez o Porto de Paranaguá está sempre à frente. “É um momento histórico não só para o porto de Paranaguá, mas para a cidade, em receber um navio desse porte. A relação Brasil-China está cada vez mais fluente, e vemos que o porto só tem a crescer com essa parceria e, se Deus quiser, vai ser a primeira de muitas deste porte aqui no porto de Paranaguá”, destacou o capitão dos Portos.

O chefe da delegacia da Receita Federal em Paranaguá, Gerson Faucz, também destacou ser um momento ímpar para as relações Brasil-China. “Um momento muito histórico estar recebendo esse novo navio da China, e a primeira parada aqui no Brasil estar sendo em Paranaguá. Isso mostra bastante que os investimentos e o trabalho de toda a comunidade portuária paranaense tem sido de bastante sucesso. Ficamos felizes por viver mais essa revolução do nosso porto de Paranaguá”, enfatizou Faucz.

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, enalteceu os 50 anos de relação Brasil–China. “São 50 anos de relação comercial entre a China e o Brasil. Com a chegada de um grande navio com a capacidade de carregar mais de 14mil TEUS simboliza que os investimentos feitos pelos portos mais eficientes do Brasil, que são os Portos do Paraná, estão significando a vontade das empresas de se instalarem e movimentarem pelos portos do Paraná. A retirada da ponta da pedra da Palangana, e todas as outras estruturas têm oferecido isso às empresas e com isso ganha a população de Paranaguá e do litoral com mais empregos e mais renda para todos”, comemorou André Pioli.  

O vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, falou da importância da vinda desta nova linha. “Para nós que vivemos aqui e saber que está atracando um navio deste porte a uma satisfação enorme. Este é um navio para 14 mil TEUS, de 20 pés, e para nós é um orgulho poder receber um gigante dos mares, e tenho a certeza que isso vai evoluir muito mais. Isso é a parte mais importante, pois não adianta ter um navio deste porte se não temos infraestrutura para receber, o que mostra o quanto o nosso porto está atualizado, estruturado para um momento como esse”, disse Borba, que representou o prefeito Marcelo Roque no evento.

Estiveram presentes ao evento o Presidente Cosco Shipping, Zhu Bixin, Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, vice-presidente Cosco Shipping, Feng Bo, Diretor Executivo da Cosco Shipping Holding, Yang Zhijian, CFO CMPort, Tu Xiaoping, Chanceller do Consulado Geral de São Paulo, Bai Chunhui, Diretor Geral Operações  da Cosco Shipping Tao Weldong, e o Capitão do Navio Cosco Shipping Brazil.

“Esta rota amplia significativamente a capacidade de movimentação de contêineres refrigerados entre o Brasil e a China, reforçando uma troca comercial fundamental para os dois mercados. O Paraná tem uma agricultura sólida, com investimentos em infraestrutura que servem bem a este comércio”, afirmou o diretor da Cosco Shipping, Zhu Bixin.

A Gerente de Armadores do Terminal de Contêineres de Paranaguá, Carolina Brown, enfatizou que é a primeira escala do navio em no nosso País. “Esse evento foi realizado para comemorar a primeira escala do Cosco Shipping Brazil no nosso País. Inaugura uma nova frota de navios que a Cosco está trazendo para a costa brasileira para aumentar a capacidade e atender os clientes da nossa região”, destacou Carolina Brown.

Após os discursos das autoridades, aconteceu o corte de faixa, carregamento do primeiro contêiner e uma tradicional dança folclórica chinesa, conhecida como dança dos leões.

Diferenciais

Um importante destaque do Cosco Shipping Brazil é a presença de 2,1 mil plugs para contêineres refrigerados, usados para a movimentação de cargas congeladas. O Paraná é líder brasileiro na produção de carne de frango e segundo maior produtor de suínos, tendo na China um importante destino destas proteínas. O TCP, onde o navio atracou, é líder de mercado no segmento de carnes e congelados, com a maior estrutura para contêineres refrigerados da América Latina. O terminal oferece 3.624 tomadas para a conexão de refrigerados. Isso evidencia o papel fundamental do Brasil no cenário global de comércio e transporte marítimo.

Capacidade

A atracação reforça a presença do Porto de Paranaguá na rota dos grandes navios. Em janeiro, um navio de 366 metros atracou no terminal, estabelecendo um novo recorde de tamanho de embarcação recebida por Paranaguá.

A chegada de navios de grande porte é resultado dos esforços da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para a ampliação do calado, com obras de derrocagem e serviços de dragagem.

Investimentos como estes permitiram, por exemplo, que a Portos do Paraná batesse o recorde histórico de movimentação em 2023, com mais de 65 milhões de toneladas movimentadas, com 12% de aumento em relação ao ano anterior. Foram 42,7 milhões de toneladas exportadas e 22,6 milhões de toneladas importadas.

Confira algumas imagens do evento:

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress