conecte-se conosco

Infraestrutura

176 famílias recebem escrituras de imóveis no Jardim Esperança

Cerimônia ocorreu no Ginásio de Esportes João Hélio Alves

Publicado

em

Na noite de quinta-feira, 2, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, realizou uma solenidade no Ginásio de Esportes João Hélio Alves para a entrega de matrículas de imóveis às famílias no bairro Jardim Esperança. O Projeto da REURB Jardim Esperança – Fase II foi concluído beneficiando mais 176 famílias. De acordo com a prefeitura, em dezembro o documento já havia sido entregue a 35 moradores da região.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a questão da infraestrutura na região e a entrega das matrículas dos imóveis para os moradores. “Estamos chegando a praticamente 50% de todos os moradores do Jardim Esperança com a sua escritura. Esse bairro tem mais de 30 anos no nosso município e o Poder Público com a sua infraestrutura com asfalto em 100% da região, o ginásio em mais de 4 milhões de reais em investimentos, a reforma da Escola Francisca Pessoa Mendes, o CMEI aqui nós também ampliamos, mas tinha essa questão da dignidade do morador tem sua escritura, a valorização do seu imóvel, para que ele possa também, em um momento de aperto, poder financiar na Caixa Econômica ou vender parcelado para outra pessoa, isso é de suma importância. Estou muito feliz de estar voltando aqui no Ginásio de Esportes João Hélio Alves e entregando mais 176 escrituras”, destacou o prefeito.

O processo de Regularização Fundiária Urbana no bairro Jardim Esperança foi instaurado pelo Município, tendo como requerente a União Municipal das Associações de Moradores de Paranaguá (Umamp) e a empresa Reurbane – PR Projetos e Regularização Fundiária Ltda. como responsável pela apresentação de todos os projetos e estudos necessários para a regularização fundiária deste núcleo urbano.

O secretário municipal de Urbanismo de Paranaguá, Koiti Cláudio Takiguti, ressaltou a importância dos moradores do Jardim Esperança receberem os títulos de regularização fundiária. “É muito importante esse processo de regularização fundiária que, além de entregarmos o documento, traz dignidade e segurança jurídica à população. Eles agora sabem que estão em cima de uma terra que pertence a eles. Esse documento irá propiciar que eles possam trazer melhoramentos, reformas, obter financiamentos junto às entidades bancárias, então vai haver um desenvolvimento na região, isso é muito importante. E, paralelamente a isso, o município trouxe pavimentação, esgoto, drenagem e acaba fazendo todo um processo de urbanização”, disse.

A REURB Jardim Esperança foi fracionada em três fases que correspondem a três áreas do bairro. A Prefeitura de Paranaguá, que já havia aprovado a Fase I anteriormente, agora aprovou a Fase II, que compreende os imóveis das 22 quadras localizadas nos trechos das ruas das Codornas, dos Pardais, das Perdizes, das Araras e Rua das Corujas, entre a Estrada das Colônias, Rua dos Jaburus, Rua dos Flamingos, Rua dos Gansos, Rua dos Tangarás, Rua dos Cisnes, Rua dos Pelicanos e a Rua dos Macucos.

“Estou muito feliz em poder dar o pontapé inicial da regularização fundiária de várias áreas de Paranaguá. Este ano estamos programando para entregar praticamente mil escrituras na Ilha dos Valadares, ainda temos algumas na Ponta do Caju e outros bairros também caminhando como Vila do Povo, Primavera, Emboguaçu, entre outros”, enfatiza o prefeito que também parabenizou a equipe técnica que está envolvida nesse serviço em prol dos moradores.

Posteriormente à aprovação deste projeto da Fase II, ainda deverá ser apresentado e analisado o projeto da Fase III para a regularização fundiária completa do núcleo urbano do bairro Jardim Esperança, devendo ser geradas mais matrículas de imóveis a serem entregues às demais famílias na localidade.

A Dona Lúcia Lagos, que é moradora e presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Esperança, agradeceu pela regularização do seu imóvel e dos demais moradores. “Moro há 32 anos aqui no bairro e para mim é uma felicidade, agora vamos continuar morando com o documento em mãos. Dá um alívio para minha família e para a família dos outros moradores aqui da região”, disse.

Participaram da entrega, vereadores, secretários municipais, equipe da empresa Reurbane – PR e a população em geral.

Em alta

plugins premium WordPress