O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participou, na segunda-feira, 3, da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Alexandre Curi é o novo presidente da Casa, assumindo o posto no Legislativo Estadual para o biênio 2025-2026, no lugar de Ademar Traiano, que presidiu a Assembleia por 10 anos.
Além de Curi, a nova composição da Mesa Diretora conta ainda com os deputados Flávia Francischini, 1.ª vice-presidente e a primeira mulher a ocupar o posto em 170 anos do Legislativo Estadual; Delegado Jacovós (2.º vice-presidente), Moacyr Fadel (3.º vice-presidente), Gugu Bueno (1.º secretário), Maria Victoria (2.ª secretária), Requião Filho (3.º secretário), Alexandre Amaro (4.º secretário) e Goura (5.º secretário).
- Santuário do Rocio abrirá inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- MSC não terá escalas de navios de cruzeiro em Paranaguá na próxima temporada
O novo presidente ressaltou que deve ampliar a parceria entre o Legislativo e o Executivo, que resultou em programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, a construção de 300 creches nos municípios e o repasse de R$ 100 milhões a entidades socioassistenciais paranaenses. “No ano passado, devolvemos aos cofres públicos R$ 432 milhões economizados pela Assembleia, que foram aplicados integralmente nos municípios”, disse.
“Em parceria com o Governo do Estado, esses recursos foram alocados no Asfalto Novo Vida Nova, na construção de creches e outras ações, retornando em benefícios ao povo paranaense. Nossa meta para este ano é economizar meio bilhão de reais, com a redução de gastos e da burocracia, ajudando a financiar esses e outros programas”, destacou.
MESA DIRETORA
A Mesa Diretora é o órgão colegiado que dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Casa. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, sua composição observa a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares. A escolha segue o Regimento Interno da Assembleia Legislativa e é feita por meio de votação nominal, utilizando-se o painel eletrônico de votação, sendo exigida a maioria absoluta de votos.
A direção da Casa de Leis foi definida em 11 de novembro, quando uma nova eleição manteve os nomes eleitos em agosto, na chapa “Fortalecimento e União do Poder Legislativo”, com o então primeiro-secretário deputado Alexandre Curi escolhido por unanimidade como presidente.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
O pleito ocorreu após a aprovação de resolução interna anulando a decisão anterior e seguindo o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR). A nova resolução define que a eleição seja convocada apenas a partir do dia 1º de novembro do segundo ano de cada legislatura.
Nesta segunda-feira, os deputados Jairo Tamura, Doutor Leônidas e Wilmar Reichemback assumiram suas cadeiras na Casa, com a mudança na composição do Legislativo após as eleições municipais. Eles eram suplentes dos então deputados e agora prefeitos de Campo Mourão, Douglas Fabrício; Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; e Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: AEN