Com coordenação técnica da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), acontece ao longo do mês de julho uma rodada de atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte – PELT 2035. Elaborado em uma construção coletiva que envolveu representantes de diversas entidades, o PELT apresenta as obras prioritárias para que o Estado elimine gargalos na área de infraestrutura.
A partir da próxima sexta-feira (15), começando por Londrina, serão realizadas oito reuniões para revisar o plano, cuja última atualização foi feita em 2016. Também acontecerão encontros em Maringá (dia 19), Cascavel (20), Francisco Beltrão (21), Pato Branco (22), Guarapuava (27), Ponta Grossa (28) e Curitiba (29). Esses eventos serão abertos a lideranças empresariais e técnicos indicados pelas entidades, que apontarão quais obras do PELT já evoluíram e indicarão quais precisam ser colocadas entre as prioridades para cada região.
“Nossa intenção é fornecer subsídios atualizados para que as diferentes esferas de governo tenham condições de tomar decisões nessa área que estejam alinhadas com as necessidades das empresas e da população”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Em sua última atualização, o PELT apresentava 99 obras que precisariam ser realizadas até 2035 para melhorar a logística de transportes do Estado. Do total de intervenções, 60% diziam respeito a rodovias, 15% ao Porto de Paranaguá, 15% a aeroportos e 10% a ferrovias. O material traz ainda informações sobre hidrovias, dutovias e infovias. A última versão da publicação pode ser acessada pelo link www.t2m.io/pelt2035.