Foi dada a largada para o Festival Iguassu Inova 2024, evento que visa transformar Foz do Iguaçu no epicentro da inovação, tecnologia e sustentabilidade. A cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira, 27, no Itaipu Parquetec, marcou o início de uma jornada de mais de 100 horas de atividades, que torna o festival um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do Paraná.
Na abertura, o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo, destacaram a importância do festival como um marco para a integração entre tecnologia e comunidade. “É um momento inédito na história da Itaipu, que, junto com o Itaipu Parquetec, abre espaço não só físico, mas também de acesso aos que desejam se dedicar à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo”, afirmou um Enio.
O evento reforça a troca de informações e experiências, com a expectativa de que grandes ideias surjam para impulsionar o desenvolvimento regional. “Esse mundo de inovação, esse ecossistema se encontra aqui e as pessoas trocam ideias e crescem mutuamente. A gente faz um país olhando uns para os outros, interagindo com a sabedoria de cada um e compartilhando soluções inovadoras.” pontuou Colombo.
Durante a cerimônia, autoridades como o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Rocha, o diretor de negócios e empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo Miranda, o diretor de tecnologias, Alexandre Leite, a diretora administrativo-financeira, Clerione Herther e o diretor de turismo Yuri Benites também marcaram presença.
Sobre o evento – Festival Iguassu
O evento integra uma programação diversificada que inclui o Latinoware, o Ficiências, o Summit Tour, o Circuito Gastronômico das Cataratas e o Festival Papo Reto. Realizado pelo Itaipu Parquetec, o evento conta com o apoio da Itaipu Binacional, Sebrae, Governo Federal, Abrasel e diversos outros parceiros.
Um dos principais objetivos do Itaipu Parquetec com o evento é de reforçar sua atuação como um ecossistema dinâmico que conecta ideias, recursos e oportunidades, promovendo um futuro mais sustentável e inovador. A instituição, que atua como ponto de convergência para projetos estratégicos, se destaca por seu impacto no fomento à ciência, à tecnologia e ao empreendedorismo.
Destaques do primeiro dia
O Latinoware, em sua 21ª edição, começou com mais de 3.000 inscritos debatendo temas como inteligência artificial, segurança cibernética e software livre. Já a Ficiencias atraiu 2.400 alunos com 300 projetos científicos do Brasil, Paraguai e Argentina, promovendo a troca de ideias e experiências inovadoras.
No primeiro dia do Festival Iguassu Inova os participantes contaram com uma programação diversificada. No Latinoware foram realizadas diversas palestras, oficinas e workshops incluindo temas como transição energética, inteligência artificial, segurança cibernética, entre outros. Já na Ficiencias deu-se início à exposição dos trabalhos ao público, além das oficinas Maker.
No Palco Inovação, os influenciadores Camila Nardi e O Borja, mediados por Izabelle Benedet, gestora de marketing no Itaipu Parquetec, ensinaram como usar redes sociais para vendas. No Espaço Sebrae, Marcos Meier destacou o novo mindset do educador.
Até o dia 30 de novembro, o festival segue com atividades que vão de palestras e workshops a competições e experiências culturais. O público é convidado a participar do evento gratuito e a interagir nas redes sociais usando hashtags do evento. Acompanhe a programação completa pelo site oficial www.festivaliguassuinova.com.br.
Fonte: Itaipu