No dia 10 de novembro, dentro da programação da Festa do Rocio 2024, ocorrerá a segunda edição do Bolo da Padroeira. Uma iniciativa do Santuário do Rocio que busca vender cerca de 3 mil pedaços de bolo para os devotos e população em geral. A venda dos pedaços já iniciou e quem ainda não adquiriu, pode antecipadamente garantir na secretaria do santuário, na Loja do Rocio e também com vendedores voluntários. O valor é de R$ 10,00 o pedaço.
- Missa da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio acontecerá dia 3 de novembro
- Festa de Nossa Senhora do Rocio terá 1.º Passeio Pet em Paranaguá
“As vendas do ticket do bolo da Mãe do Rocio já iniciaram. O devoto que encontrar a única medalha especial ganhará uma imagem da Padroeira do Paraná com manto e coroa. A entrega dos pedaços será realizada no dia 10 de novembro, durante a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio”, informou o Santuário do Rocio.
A expectativa é que, em 1.648 pedaços, o devoto encontre as medalhinhas de Nossa Senhora do Rocio no Bolo da Padroeira. A venda de pedaços do bolo da Mãe do Rocio é um mais uma das ações da Festa do Rocio 2024.
De acordo com a organização da festa, os pedaços serão entregues a partir das 10h, do dia 10 de novembro (domingo). “A entrega será no Santuário do Rocio. É imprescindível a apresentação do ticket para a retirada do bolo”, disse o santuário. O valor é de R$ 10,00 o pedaço.
Os tickets já estão disponíveis desde o dia 15 de setembro. A ação do bolo representa não só o carinho e a fé dos devotos, mas também um importante gesto de colaboração, pois além de participarem das festividades religiosas, eles contribuem diretamente para a manutenção e continuidade das atividades do santuário.
Além disso, a busca pela medalha especial destaca o desejo de muitos em receber uma bênção e proteção especial, um símbolo de sua proximidade com a padroeira.
DEVOÇÃO
A devoção à Nossa Senhora do Rocio surgiu em 1648, quando Paranaguá ainda era um grupo de pescadores que vivia na baía da cidade. Durante uma pescaria, a imagem da santa foi encontrada e levada por um dos pescadores para casa. Lá, ele, seus familiares, amigos e vizinhos iniciaram orações perante a imagem por perceberem que se tratava de algo sagrado e, a partir daí, obtiveram conquistas.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
HISTÓRIA
Com fiéis já espalhados pelo Paraná e em diversas regiões do Brasil, em 1977 um grupo de bispos se reuniu e solicitou ao Papa Paulo VI, no Vaticano, que a Santa fosse declarada padroeira do Paraná, pedido que foi atendido pelo Pontífice.
Ao retornarem de Roma, o grupo conseguiu junto aos deputados estaduais um projeto de lei que decretasse esse título à Nossa Senhora do Rocio. O projeto foi aprovado por unanimidade e a lei foi sancionada pelo então governador Jayme Canet.