No dia 16 de junho acontece a 3.ª edição da Trilha Caiçara Mário Roque, em Paranaguá. O percurso terá início na Prainha de Ponta de Ubá e segue até Piaçaguera, onde a comunidade recepcionará os participantes com almoço típico com frutos do mar. O passeio dura em torno de 2h30 em meio a paisagens da baía de Paranaguá que encantam os visitantes.
“Temos 150 kits à disposição. A ideia é que a gente tenha, assim como nos outros anos, a venda de todos os kits antecipadamente e com um público grande. Queremos repetir esse sucesso de público. É uma trilha que está consagrada no calendário, estamos na terceira edição. Uma trilha idealizada por conta do ex-prefeito Mário Roque, pelo laço que ele tinha com as comunidades ribeirinhas e as melhorias que foram feitas na sua gestão”, explicou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.
A compra dos ingressos deve ser feita através da Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo e Transporte do Estado do Paraná) no valor de R$ 120,00.
“Quem opera o passeio é a Barcopar. Os kits incluem a camiseta que identifica o pessoal que está fazendo a Trilha, o transporte náutico de ida até a Ponta de Ubá e retorno da comunidade de Piaçaguera até o continente. Na ida tem o café da manhã servido no barco. Terminando a Trilha, tem o almoço com frutos do mar feito na comunidade de Piaçaguera”, ressaltou Maria.
Turismo de base comunitária
A Trilha já faz parte do calendário de atividades do município. “A ideia é que ele tenha continuidade até porque chama a atenção para as comunidades ribeirinhas. Tratamos esse evento com muito carinho, uma ação que evidencia o turismo de base comunitária. Convidamos a todos que já caminham ou que querem começar a viver esse dia com essa experiência incrível junto a natureza. A experiência começa logo na saída, navegando pela baía de Paranaguá, depois são paisagens maravilhosas no percurso da Trilha. São visuais que a gente nem imagina que está aqui acessível a nós”, garantiu Maria.
A secretária destaca que o percurso é tranquilo e que haverá parada na comunidade de São Miguel. “São 12km de trilha, um percurso tranquilo, é uma boa trilha para quem quer começar a caminhar. São cerca de 2h30 de duração, bem plana, com parada na comunidade de São Miguel, com uma área de descanso. O pessoal está sempre ali comercializando sucos com frutas da região, bolos”, contou Maria.
Ações como esta chama a atenção para essas regiões e incentiva o turismo nessas localidades que têm sido cada vez mais visitadas.
“Quando fazemos o evento da Trilha Caiçara é justamente para chamar a atenção para o turismo de base comunitária que acontece nessas regiões, temos fortalecido isso a cada ano, vemos que a movimentação está intensa nessas comunidades, já temos algumas ações e a Trilha evidencia esse produto turístico. Durante todo o ano vem excursões para fazer a Trilha, principalmente no verão, a pé ou de bike”, acrescentou a secretária.
Barcopar
O presidente da Barcopar, Eron Farney Brito Nascimento, também falou sobre a importância de eventos como a Trilha Caiçara nas comunidades marítimas.
“A importância para os barqueiros é poder afirmar e mostrar as belezas naturais, culturais e suas culinárias junto a estas comunidades, fortalecendo o turismo e divulgando os atrativos para que também sejam oferecidos aos turistas dos navios de cruzeiro que desembarcam em nosso porto”, declarou Eron.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Serviço
Nesta edição, os barcos que realizarão o trajeto até a Ponta de Ubá sairão às 7h próximo ao Palco Tutóia, na Praça de Eventos Mário Roque. O retorno, após a trilha, será às 15h.
Os kits podem ser adquiridos na Barcopar que fica na Rua João Régis, nª 1, no Mercado Nilton Abel de Lima, 2.º piso. O telefone é (41) 3425-6173 e contato pelo Whats (41) 99900-0908.