Na noite de sexta-feira, 12, o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) realizou a solenidade de posse de sua diretoria reeleita, presidida por João Fernando da Luz (Nando da Estiva), seguida por um momento de confraternização. Nando foi reeleito no dia 27 de julho, com 341 votos dos 732 estivadores que compareceram às urnas, entre os 844 aptos a votar. Agora, oficialmente empossado, ele presidirá o sindicato por mais três anos. O evento reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, representantes religiosos, além de lideranças sindicais e trabalhadores da Estiva.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá, João Fernando da Luz, a primeira gestão foi desafiadora. “Hoje termina essa primeira etapa e agora a nossa diretoria está vindo para fazer um complemento onde possa dar à família estivadora um pouco mais de saúde, mais atenção nesse quesito, e a certeza da continuidade da manutenção do mercado de trabalho que para nós é fundamental”, destacou.

Desafios e metas
Para Nando, o maior desafio atualmente é o Projeto de Lei n.º 733/2025, que quer acabar com a exclusividade dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). “Algumas partes já foram negociadas, mas ainda tem algumas questões que trazem risco à nossa história, ao nosso trabalho, ao nosso modelo de trabalho”, afirma.
Em relação às metas para os próximos três anos, Nando destaca a importância de garantir a manutenção do mercado de trabalho para os estivadores e, consequentemente, de sua renda. “Conseguindo isso, a família desse trabalhador estará amparada, nossa cidade estará amparada, todas as formas de prestação de serviço, como lojas e demais comércios, também. Então, se o nosso trabalhador portuário estiver bem, a nossa Paranaguá, com certeza, também estará”, salienta.
Sindicato dos Conferentes
Para o vice-presidente da Intersindical e presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos do Estado do Paraná, José Eduardo Antunes, a solenidade de posse foi um momento de consagração de um trabalho de excelência realizado nos últimos três anos. “Tanto o Nando quanto os seus diretores reconstruíram uma Estiva que estava enfrentando diversas dificuldades, reabriram portas que estavam fechadas, reconstruíram pontes e trouxeram a Estiva, mais uma vez, para protagonismo do cenário sindical, não só do litoral paranaense, mas também de todo o Paraná”, ressalta.

“Para nós, é uma alegria ter o Nando como presidente da Intersindical e conduzir a gente nesse difícil momento que estamos vivendo em relação ao PL 733. É um momento de muita tensão, de muita delicadeza, que precisamos estar unidos e ninguém melhor do que o Nando e essa última diretoria para manter todas essas categorias unidas, agregadas e em torno do bem comum, que é o bem da manutenção do mercado de trabalho e também das garantias para os trabalhadores, bem como tendo esse bom relacionamento com a comunidade portuária e com a cidade de Paranaguá”, destaca.
Portos do Paraná
Na ocasião, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, pontuou a importância da gestão de João Fernando da Luz à frente do sindicato e destacou a sua liderança e compromisso com a categoria. “Da nossa parte da Portos do Paraná, falando enquanto autoridade portuária, o período de gestão do Nando e toda a sua diretoria correspondeu a um grande avanço. Eu acho que ele traz um papel muito interessante. É um líder que busca as melhores coisas para a categoria”, frisa.

“Ficamos muito contentes com a reeleição dele e a gente veio aqui desejar os melhores períodos nesses próximos três anos. Que ele consiga não só implantar tudo aquilo que planejou para chegar até aqui, mas outras vitórias a mais para a categoria. E lembrando que ele tem sempre apoio da autoridade portuária e da Portos do Paraná”, afirmou.
Município
De acordo com o prefeito Adriano Ramos, que esteve presente na cerimônia, o sindicato vive um momento delicado com a tramitação do PL 733/2025 que tem como objetivo acabar com a exclusividade dos TPAs.
“Eu estou muito preocupado com isso. Tenho estado em Brasília, junto com as diretorias dos sindicatos dos TPAs, tenho mobilizado deputados federais para ajudar nessa frente de batalha lá em Brasília. É um trabalho difícil, um trabalho árduo. A gente percebe uma mobilização para realmente acabar com essa exclusividade, mas nós vamos continuar lutando”, afirmou.

“Hoje, eu estou aqui na posse do Nando porque houve um processo eleitoral conduzindo-o por mais três anos. E eu tenho dito para todos os trabalhadores que a sobrevivência dos sindicatos depende da unidade entre eles. Então,o recado que eu tenho dado e vou repetir é o de unir os trabalhadores pelo mesmo objetivo contra essa PL 733”, pontuou o prefeito.





