Entre segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, a Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, realizará a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciativa que faz parte do “Maio Laranja”, mês de combate à exploração sexual infantil. A programação ocorrerá com diversos encontros e palestras em escolas e órgãos públicos com o intuito de reforçar a proteção de crianças e jovens, algo que é uma responsabilidade coletiva de sociedade e Poder Público.
Segundo a programação, o início ocorreu na tarde da segunda-feira, 13, com uma roda de conversa junto aos servidores da RedeSuas (Sistema Único de Assistência Social) com o tema “Fortalecendo Ações de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes”.
Na terça-feira, 14, e na quinta-feira, 16, haverão palestras no período da manhã abordando o tema com a presença da Polícia Civil de Paranaguá e do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) no Colégio Estadual Rocha Pombo (manhã da terça-feira, 14) e no colégio Vereador Osny David Fraga e escola municipal Desauda Bosco da Costa Pinto – Marta (manhã da quinta-feira, 16).
Finalizando, na pasta de Ação Social, ocorrerá na sexta-feira, 17, o encontro com o tema “Debatendo Ações em Rede para Proteção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Porque prevenir, é melhor que remediar”. “O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar maior visibilidade ao assunto, acreditando que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo”, completa a Prefeitura.
“É fundamental que todos estejam atentos aos sinais de abuso e exploração sexual infantil e denunciem qualquer suspeita às autoridades competentes, como o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Conselho Tutelar de Morretes pelos números (41) 3462-1217 / 98540-0232”, finaliza a Prefeitura de Morretes.
Com informações da Prefeitura de Morretes