A Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá realizará, no próximo dia 29 de janeiro, o 1.º Simpósio de Neurodiversidade, no Teatro Rachel Costa. O evento reunirá especialistas da área para debater o conhecimento sobre crianças e adolescentes neurodivergentes. A programação acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Entre os temas cruciais que serão abordados estão o TEA (autismo), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), dislexia e TOD (Transtorno Desafiador Opositor) no ambiente familiar, escolar e social.
Toda a comunidade escolar está convidada para participar do evento, assim como pais e rede de apoio da criança e adolescente.
“Convidamos escolas particulares, municipais, filantrópicas e estaduais. Sua participação é essencial para enriquecer essa jornada de aprendizado e inclusão. Contamos com a presença de todos para tornar este evento ainda mais significativo”, destacou a secretária de Inclusão, Camila Leite.
O 1.º Simpósio de Neurodiversidade é mais uma ação da secretaria, criada no início do ano passado, para ampliar o debate sobre inclusão e direitos e amparar famílias que recebem um diagnóstico para favorecer o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
“Reuniremos especialistas para discutir a importância do conhecimento e acolhimento a crianças e adolescentes neurodivergentes, promovendo o ensino colaborativo e compartilhando experiências valiosas sobre a vivência escolar. Juntos, exploraremos estratégias de manejo adequado para garantir o sucesso de cada indivíduo em seu percurso educacional”, frisou Camila.
A secretária finalizou fazendo um convite para a comunidade prestigiar o evento.
“Quero convidar cada um de vocês para o nosso Simpósio sobre neurodiversidade no dia 29 de janeiro, no Teatro Rachel Costa. Estaremos discutindo temas importantes como Autismo, TDAH, Dislexia e outros. Será uma ótima oportunidade para aprendermos juntos sobre estratégias inclusivas e compartilhar experiências valiosas. Sua presença é fundamental para fazermos deste evento um espaço enriquecedor e acolhedor”, concluiu Camila.
Especialistas
O evento terá a participação da neuropsicóloga Caroline Chiarelli; da terapeuta ocupacional, Andressa March; da psicóloga Semine Samaha; da mestre em educação especial, Paula Stopa; e do presidente da Onda Autismo, Fábio Cordeiro.