conecte-se conosco

Eventos

Paranaguá terá 1.ª Caminhada pela Inclusão da Síndrome de Down

Evento acontece no domingo, 20, no Aeroparque

Publicado

em

No domingo, 20, será realizada em Paranaguá a 1.ª edição da Caminhada pela Inclusão e Conscientização da Síndrome de Down. Os participantes irão se reunir no Aeroparque, a partir das 15h. A iniciativa partiu de um grupo composto por 40 mães de Paranaguá que possuem filhos com a condição genética.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. É uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21.º cromossomo que causa a síndrome.

Márcia Siqueira Batista e o marido Christian Batista com o pequeno Pedro, de 9 anos

A mãe Márcia Siqueira Batista é uma das organizadoras do evento e contou como surgiu a ideia de promover essa mobilização no município. “Eu participei de um evento relacionado à causa da Síndrome de Down em Curitiba e isso me fez pensar em quanto as mães dessas pessoas são unidas e me surgiu a ideia de realizar um evento assim em Paranaguá”, relatou Márcia.

Márcia, que é mãe do Pedro, de 9 anos, disse que, a princípio, a caminhada seria realizada em 2020, mas que em função da pandemia, precisou ser cancelada.

“Em 2020 sugeri no grupo do whatsapp de “Mães Especiais”, onde todas as participantes têm filhos com Síndrome de Down. Todas acharam incrível a ideia e fizemos todo o processo para conseguir realizar o evento, mas infelizmente na mesma semana foi declarado que deveríamos fazer uma quarentena por causa da Covid-19 e, por isso, o nosso evento foi cancelado”, explicou Márcia.

Inclusão na prática

O objetivo do grupo de mães é promover a inclusão na prática. “Já agora em 2022 com tudo melhorando, decidimos retomar o nosso projeto que tem o intuito de fazer as pessoas olharem pela causa da Síndrome de Down em Paranaguá. O que queremos é inclusão para todas as pessoas com Síndrome de Down porque na prática mesmo sabemos que não é assim. Estamos buscando o melhor para eles, pois todos têm a capacidade de aprender mesmo que seja mais lento como costumamos dizer, no tempo deles”, observou Márcia.

A 1.ª edição da Caminhada pela Inclusão e Conscientização da Síndrome de Down conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

Continuar lendo
Publicidade