Nesta semana, a Prefeitura de Paranaguá anunciou a programação da 4.ª Festa do Caranguejo e 2.ª Festa do Marisco, que acontecerá na Praça de Eventos Mário Roque. As festividades começam na próxima sexta-feira, 19, já para atender os turistas que desembarcam do navio de passageiros MSC Lirica, que tem realizado paradas no município.
A programação segue até o dia 28 de janeiro com o destaque para este sábado, 20, quando acontece o show nacional da banda Os Barões da Pisadinha, às 21h. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, disse que essa é a primeira vez que o grupo se apresenta na região e, por isso, a expectativa de público é alta para esse fim de semana.
“A Praça Mário Roque revitalizada está impecável, as famílias já estão ocupando o espaço e a gente ter mais esse atrativo que é a Festa do Marisco e do Caranguejo com certeza vai fomentar ainda mais a vinda do pessoal que está no litoral, Curitiba e Região Metropolitana. O show vem para agregar, é uma banda de projeção nacional, sabemos a repercussão que traz, eles nunca vieram para a região e com certeza aqui em Paranaguá vai atrair muito o público e estamos muito contentes com o planejamento”, frisou a secretária. Nos demais dias de festa, haverá apresentações musicais de artistas regionais.
Na sexta-feira, 19, a partir das 9h, começa o desembarque dos passageiros que estão a bordo do navio MSC Lirica. E, a partir das 11h, a estrutura da festa já estará aberta para receber esses e outros turistas, além da população local, para o almoço.
“Os turistas buscam o caranguejo, comida típica da região. Temos pouca oferta nos nossos restaurantes do nosso caranguejo e, com certeza, essa festa vai trazer a oportunidade para o pessoal que vai desembarcar nessa sexta-feira e na seguinte, de conhecer o caranguejo uçá e poder prestigiar a nossa comunidade pesqueira”, destacou a secretária.
Valorização das comunidades pesqueiras
A 4.ª Festa do Caranguejo e 2.ª Festa do Marisco já tem nove comunidades pesqueiras da baia de Paranaguá confirmadas para trabalhar na preparação dos pratos típicos. “Já são pescadores, com credenciais dentro da Colônia de Pescadores, e tem a possibilidade de participar da festa. Já alinhamos o cardápio, vai ser bem acessível para as famílias que vierem passear em Paranaguá e prestigiar a comida. É um alinhamento que acontece desde o ano passado”, informou Maria.
Segundo ela, os períodos de coleta dos caranguejos e mariscos estão regulares e a festa tem tudo para dar certo. “Trazer as comunidades, toda sua sabedoria e tradição aos pratos da culinária caiçara é valorizar e trazer ao público o que tem de bom nessas origens e fomentar esse turismo acontece nas bases comunitárias”, ressaltou Maria.