Na tarde da quarta-feira, 30, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico (Secultur), oficializou a assinatura do Protocolo de Intenções referente à Estação Ferroviária de Alexandra para que o prédio histórico seja de responsabilidade do município. Atualmente, o edifício histórico está sob a concessão da Rumo Malha Sul S.A. O prazo estipulado até o espaço passar oficialmente para a prefeitura é de 40 dias, algo que tramita junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Construída por volta de 1883, como parte do complexo da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, a Estação Ferroviária de Alexandra conta com ampla preservação da construção original e conta também a história da colonização italiana no Paraná.
Simbolismo para Paranaguá
Durante a cerimônia de assinatura do termo de cessão da Estação Ferroviária de Alexandra à Prefeitura, o prefeito Adriano Ramos destacou a importância simbólica e histórica do momento e reforçou o valor do patrimônio para a identidade cultural da cidade. “Assinar esse termo de cessão para que a prefeitura possa cuidar e dar a destinação de vida para esse patrimônio, é algo muito especial para mim hoje como prefeito, e tenho certeza que para a Câmara Municipal, que tem nos ajudado muito nesse trabalho”, salienta.

“Paranaguá é uma cidade que tem uma cultura, uma história muito rica, e essa Estação Ferroviária tem essa história rica, da qual agora nós vamos poder cuidar muito bem e poder transformar Alexandra”, afirma Adriano Ramos.
Cultura do município
Segundo o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Paranaguá, Ivan Lapolli Filho, após esse protocolo, quando a estação estiver oficialmente cedida ao município, será publicado um edital para a contratação de uma empresa responsável pela reforma. Após este período, o espaço servirá como ponto de apoio para a cultura do município, abrigando por exemplo, museu e serviços públicos.

“Nós vamos fazer uma parceria com qualquer empresa, vamos lançar um edital para a parceria. A própria Rumo se disponibilizou também a participar com alguma coisa. Então, na verdade, para Paranaguá é um marco, porque faz parte da história da cidade e isso é a coisa mais importante para a cidade, resgatar esses monumentos. Vai ser um ponto de apoio para a cultura e vai ser um prédio vivo para a Alexandra”, finaliza o secretário.
Confira mais fotos do evento:









