O derradeiro final de semana de agosto do Festival Encantadas Jazz, na Ilha do Mel, em Paranaguá, chega em setembro para levar o melhor da música feita no Paraná a um dos cenários mais paradisíacos do litoral do Sul do país. De sexta-feira, 30, a domingo, 1.º, acontecem as últimas apresentações programadas para os cinco fins de semana do mês, totalizando mais de 80 atrações.
PROGRAMAÇÃO
As apresentações do festival começam na sexta-feira, 30, e seguem até o domingo à noite nos palcos das pousadas e bares do Circuito Jazz. As atrações públicas no Palco Swamp, montado em frente ao trapiche de desembarque, neste sábado, 31, são Thayana Barbosa Quinteto, Jean Da Rosa e Banda e Khangüry com Ant e DJ Snope. No domingo, 1º, subirão ao palco Chagas Trio, Eugenio Fim e Fernando Lobo, Bluesdogs e DJ Selecta Manzana.
De acordo com os organizadores, a estimativa é que a frequência de turistas e visitantes tenha sido a mais alta na história dos festivais de jazz na ilha, que acontecem desde 2014. “O Encantadas Jazz, organizado pela comunidade da Praia de Encantadas, se consolidou neste ano como uma das atividades culturais mais significativas do litoral do Paraná”, avaliou o presidente do Instituto Ilha do Mel Convention and Visitors Bureau, Guilherme Furtado.
“Isso tem impactado toda a cadeia produtiva, cultural e ambiental, gerando renda e movimentando o turismo durante o ano todo na Ilha do Mel”, disse. Para a sorte dos organizadores, nos 15 dias do festival deste ano, choveu apenas em um sábado. “Mas tivemos a capacidade de abrigar a plateia numa tenda cristal e o festival transcorreu normalmente”, lembrou.
ACESSIBILIDADE
Com medidas de acessibilidade, o festival oferece uma experiência mais inclusiva aos turistas com deficiência auditiva, graças a um profissional intérprete de Libras que acompanha os organizadores no palco e também os músicos, traduzindo as letras das músicas. O acesso ao local onde acontecem os shows também favorece a locomoção de pessoas com deficiência, como rampas de acessibilidade.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo o presidente do Instituto Ilha do Mel Visitors e Bureau, esse diferencial torna o evento mais democrático e inclusivo, o que também colabora na atração de visitantes. “Conseguimos trazer um intérprete de Libras ao evento para que, justamente, uma gama maior de turistas seja impactada. Dessa forma os visitantes se sentem mais confortáveis e conseguem aproveitar o evento da melhor forma possível”, disse.
O crescimento do evento, que envolve economia criativa, ações de inclusão social e de preservação ambiental, consolidou uma parceria de patrocínio com a Caixa Econômica Federal, além de grandes marcas paranaenses como a Swamp Brewing e a Viação Graciosa. O Encantadas Jazz conta com o apoio do Governo do Estado e consta do calendário de eventos da Secretaria de Estado do Turismo.