Na noite de quinta-feira, 19, ocorreu a audiência pública do Porto Guará no Centro de Eventos do Hotel Camboa, em Paranaguá. A presença da comunidade foi essencial para que todos pudessem conhecer mais de perto o projeto do porto e seu Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Mais de 150 pessoas – entre participantes presenciais e outros online – acompanharam o evento. Esse estudo possui a finalidade de apresentar as características essenciais do entorno do empreendimento, incluindo os principais aspectos ambientais e urbanísticos levantados para a região.
“Nós apresentamos hoje aqui a audiência pública relativa ao Estudo do Impacto da Vizinhança. Mais uma vez nós estamos apresentando o projeto e dando oportunidade para a população, para ouvirmos quais são as suas opiniões e mostrarmos o empreendimento de uma forma como ele impacta na vida do cidadão, quais são os benefícios, quais são as oportunidades que estamos trazendo, o que ele impacta com relação ao aspecto urbano, e quais são os benefícios, as oportunidades de emprego, também ligadas bastante ao meio ambiente”, disse a CEO do Porto Guará, Xênia Arnt.
Entre os pontos importantes do novo empreendimento estão localização estratégica para acesso rodoviário via BR-277, antes da área urbana de Paranaguá, livre de congestionamento; pátios de caminhões projetados de forma compatível com operações e planejamento de longo prazo e acesso ferroviário com capacidade de manobras.
Após a conclusão da obra, o Porto terá capacidade para movimentar 31,5 milhões de toneladas ao ano e deverá gerar 6.400 empregos diretos e indiretos. “Após a conclusão do licenciamento ambiental, que está ainda sob a análise do IBAMA, nós esperamos iniciarmos as obras a partir de 2026, com prazo de implantação de dois anos”, contou.
O Terminal de Uso Privado (TUP), será implantado na região do Embocuí – na Zona de Expansão Portuária, última área possível para implantação de um terminal portuário privado em Paranaguá, de acordo com o atual plano diretor do município.
“Nós esperamos ter uma grande geração de empregos, ao final de todo o empreendimento, empregos diretos e indiretos, em torno de 6 mil. Inclusive vamos firmar um compromisso dentro do Estudo do Impacto da Vizinhança, um compromisso urbanístico, que seja primordialmente a mão de obra local. Nós vamos fazer um Centro de Treinamento para os trabalhadores de Paranaguá, para que já na fase de licença prévia esses trabalhadores sejam treinados, para que essa mão de obra seja utilizada já na fase de implantação”, destacou a CEO do Porto Guará, Xênia Arnt.
O objetivo da audiência pública foi informar a comunidade sobre o projeto, sanar possíveis dúvidas e ouvir a população sobre o tema. A função do Porto Guará é simplificar os serviços portuários e levar inovação para a cidade de Paranaguá. Com uma infraestrutura completa, o espaço irá transformar a logística do município, unindo competência, força e cooperação.
O evento contou com a presença de autoridades, técnicos, representantes de entidades da sociedade civil, organizações não-governamentais, ambientais e das comunidades que vivem no entorno da baía de Paranaguá. As contribuições feitas durante a audiência serão organizadas e analisadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo de Paranaguá, conjuntamente aos estudos apresentados, e servirão como subsídio à análise e parecer final sobre o empreendimento.
“Recebemos aqui hoje toda a técnica do Estudo de Impacto Ambiental e Urbanístico, que consolida no Estudo de Impacto de Vizinhança, mostrando as vantagens que o Porto Guará tem de não entrar até o núcleo central da cidade. Então, toda logística vai estar fora do núcleo central e apresentamos o estudo de tráfego muito bem detalhado e que promete ser um porto moderno, com uma qualidade ambiental similar aos melhores portos do mundo”, disse o responsável técnico, Pedro Dias.
INOVAÇÃO
O projeto do Porto Guará surge com o diferencial de ter a maior estrutura ferroviária conectada a um complexo portuário multicargas da América Latina. Serão 21 quilômetros de ferrovias integradas e capacidade de recepção de cargas superior a 25 milhões de toneladas/ano no modal ferroviário. A capacidade do Porto para recebimento de cargas via ferrovia, deverá triplicar a atual capacidade de recepção de Paranaguá.
SOBRE O PORTO GUARÁ
Ao todo, serão investidos aproximadamente R$5,6 bilhões na construção do Porto Guará, em uma área de 2 milhões de metros quadrados, sendo que 42% deverão ser mantidos como área de preservação.
A perspectiva de movimentação é de 31,5 milhões de toneladas/ano de grãos, líquidos e que ocorrerão em fases. Serão sete berços de atracação, duas pontes de acesso, cinco terminais de granéis sólidos de exportação, um terminal de granel sólido de importação, um terminal de granéis líquidos e 1 terminal de contêineres. Já a retroárea será composta pelos terminais de granéis sólidos (exportação e importação), terminal de líquidos, terminal de contêineres, pátio de caminhões, vias de circulação interna, ramal ferroviário interno e áreas administrativas.
Serão gerados 1.800 postos de trabalho no primeiro ano de obra, chegando a 6.449 vagas de emprego diretos e indiretos na fase operacional.
Após a licença prévia (LP) e licença de instalação (LI), a previsão é que o início das obras ocorra em 2026. Nesta perspectiva, o TUP deverá iniciar suas operações em 2028. Atualmente o Porto Guará encontra-se na fase de licenciamento ambiental prévio.