conecte-se conosco

Eventos

9.° Batalhão de Polícia Militar do Paraná celebra aniversário de 46 anos

Solenidade foi realizada na manhã de terça-feira, 25

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 25, o 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, com sede em Paranaguá, realizou uma solenidade alusiva aos 46 anos da instituição. O evento reuniu militares, civis e autoridades dos municípios do litoral do Paraná.

Autoridades prestigiaram o evento alusivo aos 46 anos do 9.º Batalhão de PM

Durante a solenidade, houve a apresentação do histórico do 9.º Batalhão, homenagem aos familiares do 1.º comandante, o tenente-coronel Francisco José Marques Vieira, e entrega de medalhas de mérito para militares estaduais. E, por fim, um desfile dos militares.

O comandante do 9.º Batalhão, tenente coronel Durval Tavares Junior, falou sobre as conquistas da instituição em Paranaguá ao longo dos anos. “É uma honra comemorar os 46 anos de existência do Batalhão, que é muito importante para o litoral do Estado assim como para todo o Paraná”, disse o comandante.

“É uma honra comemorar os 46 anos de existência do Batalhão, que é muito importante para o litoral do Estado”, disse o comandante do 9.º Batalhão, tenente coronel Durval Tavares Junior

Segundo ele, o batalhão evoluiu muito ao longo dos anos. “Temos uma estrutura de um batalhão agora muito diferente do que na época que foi criado. Estamos com mais e novas viaturas, mais embarcações, mais policiais, por isso sempre a cada dia que passa estamos evoluindo. Todos os batalhões que integram a Polícia Militar do paraná tem suas peculiaridades, mas o 9.° se destaca. Primeiro porque é sede da maior operação realizada que é a Operação Verão, temos o maior porto de grãos da América Latina, temos a peculiaridade do patrulhamento aquático, temos as baías, são diferenças que nenhum outro batalhão tem.”, observou o tenente coronel Tavares.

Comando geral

O comandante geral do 6.° CRPM, Hélio José Hornung, contou que sua carreira iniciou em Paranaguá

O comandante geral do 6.° CRPM, Hélio José Hornung, contou que sua carreira iniciou em Paranaguá. “O 9.° batalhão marcou o início da minha carreira na parte operacional, em 1994, e vemos que o batalhão evoluiu muito de lá para cá, teve muitas melhorias, aumentou efetivo, vemos que tiveram muitas conquistas. Sabemos que o trabalho é árduo, mas o pessoal aqui tem feito o melhor. Em Paranaguá começou a história do Paraná e o 9.° Batalhão também tem uma responsabilidade muito grande, os desafios aqui são enormes. Acompanhamos as demandas e vemos que o batalhão é de suma importância”, relatou Hornung.

Paranaguá

Secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, representou o prefeito, Marcelo Roque

O secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, 2.º sargento da Polícia Militar, atuou na instituição por 31 anos e participou do evento representando o prefeito Marcelo Roque. “Para mim é uma honra estar aqui, nestes 46 anos eu fiz parte de 31 deles. Eu vim trazer meu abraço e os parabéns do prefeito Marcelo Roque para todo o efetivo pela historia que constroem em Paranaguá de proteger e servir a nossa cidade. É uma satisfação poder comemorar a data de hoje”, afirmou João Carlos.

História

Em 1964, Paranaguá passou a contar com uma nova Organização Policial Militar (OPM), o Corpo de Polícia Portuária (CPP), que tinha como missão proteger os Portos do Paraná. Figurou como seu primeiro comandante o então Capitão Francisco José Marques Vieira.

Atualmente, o 9.º BPM conta com 4 Companhias e 2 Pelotões

Treze anos mais tarde, em 19 de abril de 1977, o Corpo de Polícia Portuária foi extinto e a região foi presenteada com a criação do 9º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), que foi instituído a partir do Decreto Estadual n.º 3239, de 19 abril de 1977, e passou a ter como missão o policiamento em todo o litoral.

A sua primeira instalação se localizava no quartel da Avenida Governador Manoel Ribas (hoje demolido) e, em 1991, foi transferida para o atual endereço, na Rua Domingos Peneda, ao lado do Aeroporto de Paranaguá.

Atualmente, o 9.º BPM conta com 4 Companhias e 2 Pelotões Especializados, além de várias modalidades de policiamento ostensivo preventivo, mantendo-se na vanguarda da segurança pública, a fim de garantir a paz e a qualidade de vida das pessoas que vivem e passeiam na região.

Com informações do 9.º Batalhão de PM

plugins premium WordPress