Eventos

Passeio Marítimo Outubro Rosa teve a participação de 115 mulheres em Paranaguá

Voluntárias, convidadas, pacientes e ex-pacientes tiveram uma manhã de descontração em Piaçaguera

Passeio Marítimo Outubro Rosa

Foto: Divulgação

O Instituto Peito Aberto realizou, no último sábado, 26 de outubro, o II Passeio Marítimo Outubro Rosa. O objetivo foi conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. A concentração foi realizada na Marina Cabral Náutica por volta das 8h com a participação de 115 mulheres, entre convidadas, voluntárias, pacientes e ex-pacientes.

O evento contou com 15 jet skis, oito embarcações e uma canoa havaiana para fazer o transporte das participantes até a comunidade de Piaçaguera, onde foi servido um café da manhã e uma aula de alongamento com a personal Patrícia Andrade.

Momento de descontração

A voluntária no Instituto Peito Aberto e integrante da Soul Jet, Jiseli Pirelli, esteve à frente da organização do II Passeio Marítimo Outubro Rosa e afirmou que o passeio alcançou seu objetivo, o de proporcionar um dia leve e uma experiência única para as mulheres.

Passeio Marítimo Outubro Rosa
As mulheres embarcaram na Marina Cabral Náutica (Foto: Gabriela Perecin)

“Sou voluntária do Instituto há mais de seis anos e esse nosso passeio de sábado foi o segundo passeio marítimo que nós fizemos para prevenção e conscientização do câncer de mama, principalmente nessa época que nós estamos do Outubro Rosa. Foi um passeio mágico, com uma energia incrível, foi lindo de ver. Estávamos com 115 mulheres rumo a nossa comunidade de Piaçaguera”, contou Jiseli.

Segundo ela, o passeio ofereceu um momento de descontração para as participantes. “Foi uma manhã de pura energia e alegria, entre essas 115 mulheres, tinham quase 50 pacientes, a gente pôde proporcionar uma manhã realmente de alegria, de descontração para essas pacientes. Tínhamos também voluntárias do Instituto que puderam curtir esse sábado lindo de sol”, relatou Jiseli.

Ela ainda ressaltou que todo o evento foi realizado por meio da doação de tempo e de embarcações de colaboradores. As mulheres que têm jet ski se doaram para levar as pacientes e os donos das embarcações não cobraram taxa.

Passeio Marítimo Outubro Rosa
Evento contou com a colaboração de parceiros (Foto: Gabriela Perecin)

“Muitos empresários foram pilotando suas lanchas com as pacientes, tivemos várias lanchas em particular, tivemos a empresa Palangana que nos cedeu a lancha para levar e buscar as meninas, não foi cobrado nenhuma taxa. Foi muito bonito mesmo, todo mundo ajudou um pouco, tudo sem fins lucrativos. Foi mesmo para proporcionar uma manhã agradável para as pacientes”, enfatizou Jiseli.

Apoiadores e parceiros do II Passeio Marítimo Outubro Rosa

Para o II Passeio Marítimo Outubro Rosa, o Instituto Peito Aberto teve a parceria da Capitania dos Portos do Paraná, Unimed, Multitrans, Cabral Náutica, Soul Jet, Paraná Hoe e Palangana.

Um grupo de mulheres do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) também participou do Passeio Marítimo. A presidente do CMEC, Jacqueline Guimbala, agradeceu a Capitania dos Portos do Paraná e disse que a experiência foi significativa.

“Foi uma experiência única para colaborarmos com a Campanha Outubro Rosa. Sentimos de forma profunda como é essencial participar de eventos como esse. Palestras são importantes e continuar informando sobre a prevenção também é uma responsabilidade em nossos comércios e empresas. Mas, conviver por algumas horas com quem realmente vive o câncer de mama, não há incentivo maior ao cuidado do que essa experiência”, afirmou Jacqueline.

Passeio Marítimo Outubro Rosa
Grupo de mulheres do CMEC participou do Passeio Marítimo no último sábado, 26. (Foto: Divulgação)

Para ela, o Passeio Marítimo do Instituto Peito Aberto mostra que é na simplicidade que se constroem bons momentos. “Cada mulher que participou desse evento levou consigo alegria, esperança e afeto – tesouros invisíveis, preciosos e eternos. Expressamos nossa gratidão à Marinha do Brasil, nossa grande parceira, que com competência, disposição e gentileza, acompanhou e conduziu a flotilha com maestria”, reiterou Jacqueline.

O apoio, segundo ela, foi essencial para proporcionar um passeio seguro e cheio de esperança para tantas mulheres que enfrentam e vencem o câncer de mama. “Foram mais de 100 mulheres que, vestindo o rosa, navegaram rumo à Piaçaguera, levando a certeza de que, juntas, somos mais fortes!”, afirmou Jacqueline.

Passeio Marítimo Outubro Rosa
O evento contou com 15 jet skis, oito embarcações e uma canoa havaiana. (Foto: Gabriela Perecin)

Instituto Peito Aberto

O tema escolhido pelo Instituto para a campanha Outubro Rosa neste ano é “Rosa é a cor da coragem – Cuide hoje e proteja o amanhã”. Durante todo esse mês, as voluntárias se dedicaram a levar a informação sobre a importância do autocuidado e diagnóstico precoce, além de ressaltar a prática de atividade física e adesão de hábitos saudáveis para a qualidade de vida das mulheres.

Você também poderá gostar

Passeio Marítimo Outubro Rosa teve a participação de 115 mulheres em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Passeio Marítimo Outubro Rosa teve a participação de 115 mulheres em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.