Na quarta-feira, 17, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá, através do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), em parceria com o projeto “Paranaguá Mais Cores”, realizará o “Mutirão Artístico – Produção de Arte Urbana – Grafite”, com inscrições abertas para alunos do IFPR e comunidade local. A iniciativa ocorrerá nos períodos da manhã e da tarde no campus da IFPR Paranaguá, localizado na rua Antonio Carlos Seguro, n.º 453, Porto Seguro.
Segundo o professor de Artes, Alexandre Chiarelli, a iniciativa é importante para a arte e cultura de Paranaguá e do litoral. “O mutirão artístico tem o objetivo de trazer a sensação de pertencimento dos estudantes e da comunidade ao representar elementos da arte urbana por meio de uma linguagem estética contemporânea em um suporte convencional, como os muros”, salienta.
João Ricardo Guimarães, produtor cultural, ativista e um dos idealizadores do “Paranaguá Mais Cores”, junto ao advogado e artista Giovanni Negromonte, ressalta que o mutirão de pintura no IFPR abrangerá um muro de 113 metros de extensão. “Está todo mundo convidado a participar, nós vamos disponibilizar os materiais. Será nesta quarta-feira, 17, a partir das 9h da manhã até às 17h. O IFPR e o Paranaguá Mais Cores estão organizando este evento de mutirão, não precisa ter experiência com pintura, mas pode ter também. Faz o seu esboço, traz o seu desenho e venha pintar com a gente”, acrescenta João.
Segundo a organização, o evento ocorre mediante parceria entre o IFPR Campus Paranaguá, onde os profissionais envolvidos, junto aos participantes, realizarão grafites e irão ensinar a todos, técnicas de pintura.
Arte urbana e democrática
Segundo o professor, as manifestações da arte urbana são uma característica da contemporaneidade, refletindo mecanismos artísticos que simbolizam os valores dos artistas da atualidade, conseguindo desta forma dialogar de maneira ampla com outras estéticas. “Em Paranaguá, essa representação existe a um bom tempo, porém, com a atuação recente do projeto ‘Pguá + Cores’, ganhou uma modelagem mais próxima das pessoas, com grafites que simbolizam elementos da cultura local, personalidades regionais e releituras dos nossos hábitos caiçaras, deste modo congrega com a cultura local, inclusive a valorizando, e aproximando das novas gerações”, explica.
De acordo com o docente, as inscrições para participar do mutirão estão abertas para estudantes do IFPR e comunidade externa através do formulário no link https://forms.gle/3A59pi2XJfafjK1s7 . No site, o participante deverá inserir dados pessoais, tema do grafite/pintura/letra e informações adicionais. “Fica aberto a todos o convite de participar do Mutirão Artístico, seja grafitando alguma ideia que já tenha em mente, ou participando para aprender técnicas e estilos próprios desse modelo artístico”, finaliza Alexandre Chiarelli.