Eventos

15.º Fórum Diocesano Leão XIII propõe discussão sobre tradição, inovação e o legado de uma escola que cuida

Evento será realizado nos dias 27 e 28 de maio no auditório do Isulpar

O Fórum Diocesano tem como tema: “Tradição & Inovação: Educando para a vida” Foto: Arquivo/Folha do Litoral News

O Fórum Diocesano tem como tema: “Tradição & Inovação: Educando para a vida” Foto: Arquivo/Folha do Litoral News

Nos dias 27 e 28 de maio, o Colégio Leão XIII realizará a 15.ª edição de seu tradicional Fórum Diocesano, com o tema “Tradição & Inovação: Educando para a vida”. O evento, que acontecerá no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), localizado na Rua João Eugênio, 534, será um momento especial de reflexão, partilha e celebração da educação católica como instrumento de transformação social e humana.

Comemorando 60 anos de história, o colégio propõe dois dias de programação intensa e enriquecedora, reunindo educadores, especialistas, estudantes e famílias em torno da missão de formar integralmente o ser humano — da razão ao coração.

“A gente quer fazer um espaço de reflexão sobre a educação de ontem e de hoje, os desafios atuais, as oportunidades, as ferramentas que nós temos hoje, inclusive essa educação que prepara para a vida, que não é só o conteúdo acadêmico, mas é o cuidado com o ser humano como um todo”, explica a diretora pedagógica Varseli Corrêa Farias. “Que cidadão a gente quer no futuro? Nós todos somos responsáveis por formar pessoas e profissionais que vão cuidar desse mundo, dessa sociedade já tão desafiadora.”

Idealizado em 2009 pelo padre Vilmar Serighelli, o fórum tem sido, segundo a diretora pedagógica Varseli Corrêa Farias, um importante “espaço de reflexão e de debate”, onde a comunidade educacional se encontra para pensar os rumos da educação católica diante dos desafios contemporâneos.

Diferenciais da edição de 2025

Entre os diferenciais do fórum deste ano, Varseli destaca o novo formato interativo. “Outra questão também importante do fórum, além da roda de conversa, que hoje em dia está muito em alta, é o modelo tipo TED Talks. A gente vai proporcionar isso também. Os participantes podem mandar perguntas através da inscrição”, contou.

“O fórum está bem recheado de muitas coisas boas. É importante a participação do povo”, disse a diretora pedagógica Varseli Corrêa Farias. / Foto: Folha do Litoral News
“O fórum está bem recheado de muitas coisas boas. É importante a participação do povo”, disse a diretora pedagógica Varseli Corrêa Farias. / Foto: Folha do Litoral News

No primeiro dia, a abertura do evento será conduzida por Andreia Rabello de Souza e, no segundo dia, pela professora Janete Lode. Contará com apresentações artísticas e culturais e entre os destaques da programação estão painéis e conferências sobre o legado educacional dos papas Leão XIII e XIV, a doutrina social da Igreja, e os desafios contemporâneos da escola católica.

Especialistas como Matheus C. Godinho, Professor Maicon Kelh, Professor Mário Betiato e Roney Tinôco trarão contribuições relevantes sobre o papel da educação na formação para a vida.

O fórum será dividido em dois blocos por noite, promovendo momentos de debate, plenárias com participação do público e encerramentos inspiradores. O tema da noite de terça-feira, 27, será “Educação Católica: um legado para a vida”. Na quarta-feira, 28, o foco será “Uma escola que cuida – da razão ao coração”.

Além disso, haverá certificação de 8 horas para os participantes que se inscreverem via formulário online e assinarem presença nos dois dias do evento. “É importante, especialmente para professores e acadêmicos que precisam dessas horas para seus trabalhos e faculdades”, reforça a diretora.

Inscrições

A participação é gratuita e aberta ao público. Para garantir sua vaga, basta se inscrever através do link: https://forms.gle/g94qBzx7Z3bRDuxE9.

A proposta do fórum é não apenas olhar para a história do Colégio Leão XIII, mas também para os novos desafios tecnológicos e sociais que moldam a educação no século XXI. “Estamos educando a geração 2025, que começa agora, e que vive outra realidade. Todos muito focados nessa questão tecnológica. É importante a gente não desviar desse assunto e realmente debater sobre ele. Até que ponto isso impacta na vida das crianças, dos jovens, dos adolescentes?”, questiona Varseli.

O convite está aberto a professores, estudantes, autoridades educacionais e à comunidade em geral. “O fórum está bem recheado de muitas coisas boas. É importante a participação do povo”, concluiu.

Você também poderá gostar


15.º Fórum Diocesano Leão XIII propõe discussão sobre tradição, inovação e o legado de uma escola que cuidaAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.