Em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil, os municípios do litoral do Paraná realizam atos cívicos nesta quarta-feira, 7, com hasteamento de bandeira, execução do hino nacional, desfile e homenagens à pátria.
Paranaguá
Paranaguá celebra o bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira, 7, em frente à prefeitura. A cerimônia alusiva à data acontece a partir das 7h40, com hasteamento da bandeira nacional, e encerra a programação da Semana da Pátria com eventos durante os últimos dias em vários locais da cidade.
Os 200 anos da Independência do Brasil começou a ser comemorado no município na Capitania dos Portos do Paraná, na quinta-feira, dia 1.º, com execução do hino nacional pelos militares e hasteamento da bandeira. Em seguida, o 9.º Batalhão de Polícia Militar realizou a cerimônia na sexta-feira, dia 2; seguido do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, no sábado, 3; na Secretaria Municipal de Segurança, no domingo, 4; no Núcleo Regional de Educação, na segunda-feira, 5; e na Câmara Municipal de Paranaguá, na terça-feira, 6.
Os atos cívicos realizados foram acompanhados pelo público e teve a presença do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ou do vice-prefeito, José Carlos Borba, além de vereadores e servidores.
Pontal do Paraná
A Prefeitura de Pontal do Paraná convida a população para participar do desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, que será realizado na quarta-feira, 7, às 9h, no calçadão do balneário de Ipanema, na Av. Aníbal Khury com a Rua São Luís.
Guaratuba
A Prefeitura de Guaratuba, em alusão a data, realizou o hasteamento da bandeira do Brasil no mastro do Parque Municipal na segunda-feira, 5, marcando o início das comemorações da Semana da Pátria. Na quarta-feira, às 8h da manhã, acontece, na Praça Coronel Alexandre Mafra (Praça Central), o hasteamento do pavilhão.
Sobre o bicentenário
Neste ano, além da tradicional festa do 7 de setembro, se celebra o bicentenário do ato que tornou o Brasil independente de Portugal. O Dia da Independência recorda o grito de independência às margens do rio Ipiranga, proclamado por Dom Pedro I, mas esse marco nem sempre foi comemorado na mesma data. Devido às dificuldades de propagação das informações, a população só ficou ciente do feito em 12 de outubro, dia em que Dom Pedro I se tornou imperador do Brasil e dia do aniversário do monarca.
Oficializado no centenário da proclamação, o hino nacional também fez aniversário durante a semana e completou 100 anos na terça-feira, 6. A letra do hino foi escrita em 1909 pelo poeta Osório Duque Estrada e só se tornou oficial em 1922 pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, assinado pelo presidente Epitácio Pessoa.
Com informações da Agência Brasil