No sábado, 27, às 19h30, acontecerá no Club Litterario, em Paranaguá, o lançamento do livro “Entre o Esquadro e o Compasso – A Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná de 1930 a 1978” do autor Hamilton Ferreira Sampaio Júnior, que é graduado em Museologia e Tecnologia, bem como professor de História. Hamilton ingressou na Maçonaria em 2009, atuando atualmente como Grande Secretário Adjunto da Secretaria de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), sendo inclusive responsável pelo Museu do GOB-PR.
Segundo o autor, é essencial conhecer a importância da influência da Ordem no processo histórico do Paraná, algo essencial não somente aos maçons, mas também para todos os paranaenses, visto que os preceitos maçônicos influenciaram e influenciam até hoje em Paranaguá e no Estado, com foco em uma sociedade com mais liberdade, igualdade e fraternidade.
De acordo com o autor, o seu interesse na história da Maçonaria integra também o foco no conhecimento da História do Paraná, sendo que em 2019 ele escreveu seu primeiro livro intitulado “Entre o Compasso e o Esquadro – Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná entre 1830 e 1930”, onde citou 60 lojas documentadas desde o surgimento da primeira Loja em terras paranaenses, que foi a Loja União Paranaguense.”Escrever sobre a gênese da Ordem Maçônica no Paraná neste segundo livro tornou-se uma verdadeira viagem introspectiva para dentro do túnel do tempo, da história, da própria Ordem Maçônica. O tema é cativante e todas as passagens se entrelaçam de uma maneira única. Claro que não podemos nos afastar dos critérios de honestidade e verdade no manuseio e relato destes eventos históricos”, explica.
“Poder trilhar o caminho de antigos historiadores e mestres e, ainda ter a oportunidade de contar as histórias sobre estas lojas e estes irmãos, isto sim pode ser considerado um orgulho e um privilégio. Estive mais uma vez imerso nas brumas do tempo, apaixonado por fatos que ocorreram há muitos anos e que de certa forma sigo “desenterrando” para trazer à luz algumas novas histórias que escrevi nestas singelas páginas. Pude então trazer mais um pouco de luz sobre as cisões, conchavos e disputas políticas que aconteceram, bem como analisar como as guerras mundiais afetaram todo desenvolvimento da ordem maçônica no Paraná e no Brasil. Gratidão aos Mestres que eternizaram em páginas a história da Maçonaria no Paraná”, ressalta Hamilton.
Formação do Paraná
O escritor afirma que a obra que será lançada em Paranaguá vai muito além da Maçonaria, contando a história da própria formação do povo paranaense por meio de diversos ícones. “A maioria das pessoas citadas no livro tiveram maior ou menor papel no caminhar de nossa terra até os dias de hoje, homens de vulto e, também homens comuns que com seu legado ajudaram a moldar o que se tornou o nosso Estado nos dias de hoje, homens que com seu suor trouxeram progresso para nossa terra”, explica.
“A Maçonaria iniciou no Paraná no berço da civilização paranaense que é a cidade de Paranaguá, veio ainda antes do Paraná existir como Estado independente, vários maçons parnanguaras estiveram à frente de todos os processos pelo qual passou o País desde a fundação da primeira Loja em 1837”, salienta o autor.
Loja Perseverança e Paranaguá
Segundo ele, a obra e o estudo histórico sobre a Maçonaria reforçam a importância de Paranaguá para a fundação e crescimento da Ordem no contexto estadual. “A Loja Maçônica Perseverança foi fundada no Paraná em maio de 1864 e, participou ativamente da campanha abolicionista sendo, a primeira loja no Brasil a destinar seus fundos para a libertação de escravos do sexo feminino com menos de 4 anos isto, em 1868. Esteve a frente do movimento republicano no Paraná, grandes homens e literatos vieram de suas fileiras”, ressalta.
A Maçonaria é uma entidade continuamente preocupada com o bem-estar da comunidade, segundo Hamilton. “É muito importante que as pessoas saibam o que a maçonaria faz na sociedade e, qual seu papel como uma defensora aguerrida da justiça social e da liberdade de pensamento. A importância das pessoas tanto maçons como não maçons saberem sobre todo processo histórico de formação de nossa sociedade vem de encontro com a máxima que ‘as pessoas só podem amar o que elas conhecem’, de Goethe, ou seja, entender de onde viemos e, como vimos é muito importante para valorizarmos quem somos hoje”, acrescenta.
Sobre o autor
Hamilton Júnior é nascido em Curitiba, mas possui grande identificação com Paranaguá e o litoral, sendo membro atualmente da Loja Maçônica “Perseverança” de Paranaguá, que inclusive deu origem à Maçonaria no Paraná por meio da Loja “União Paranaguense”, da qual foi oriunda e que foi fundada em 1837. Atualmente ele possui carreira voltada às pesquisas genealógicas, realizando também curadoria de museus, bem como faz parte da “Comissão de Papel Zero” e escreve a coluna “Maçons que fizeram História” na revista “Maçonaria na Sociedade”. Ele é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia e do Departamento Cultural do Club Litterário.
Lançamento
O lançamento do livro “Entre o Esquadro e o Compasso – A Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná de 1930 a 1978” em Paranaguá acontecerá no sábado, 27, nas dependências da Sede Urbana do Club Litterario a partir das 19h30, na rua Faria Sobrinho, 474, Centro Histórico, Paranaguá – PR. O contato do autor Hamilton Júnior pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99137-2219.