O lançamento do livro “Echos da História de Paranaguá”, obra que reúne relatos, lembranças e fatos marcantes que ajudam a compreender a identidade local, trazendo à tona histórias pouco conhecidas e personagens importantes da trajetória de Paranaguá, ocorrerá no dia 19 de setembro (sexta-feira), na Estação Ferroviária da cidade a partir das 17h30. Escrito pelo teólogo, historiador, museólogo e escritor Hamilton Sampaio Júnior, a obra estará à venda no local do lançamento e, posteriormente, poderá ser adquirida diretamente com o autor ou pelas plataformas Amazon e Kindle.
Com o lançamento de seu sexto livro, Hamilton Sampaio Júnior falou sobre a motivação para escrever a obra. “O que me motiva é o amor pela história e a necessidade de transmitir estas histórias adiante para quem vem depois de nós. Sempre achei que poderia contribuir com a preservação da história desta maneira”, afirma.
OBRAS E NARRATIVAS
Em 2023, Hamilton escreveu o livro dos 100 anos da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap). Com a nova obra, ele espera alcançar todos os públicos, pois o livro foi escrito em linguagem acessível a todos.

“O livro reúne relatos, crônicas e narrativas que resgatam personagens, episódios e tradições que marcaram a trajetória da cidade mais antiga do Paraná. Com linguagem acessível e estilo envolvente, a obra passeia por fatos curiosos, lendas, festas populares e acontecimentos que moldaram a identidade parnanguara”, destaca.
“Mais do que um registro histórico, ‘Echos da Antiga Paranaguá’ é um gesto de afeto, um convite para que cada leitor reencontre, nas páginas, a essência de uma cidade que vive entre a memória e a esperança”, pontua.
SIMBOLISMO
Para ele, o lançamento de seu livro ocorrerá em um espaço carregado de simbolismo: a Estação Ferroviária, que é um marco do desenvolvimento local e ponto de encontro de gerações. “O evento contará com sessão de autógrafos, bate-papo com o autor e a presença de convidados ligados à cultura, à memória e à preservação do patrimônio da região”, afirma o autor.
Hamilton deixou sua mensagem para os leitores que almejam conhecer mais sobre Paranaguá. “A meu ver, a importância está em despertar, em outros escritores, o desejo de criar elos concretos entre a memória e a história da cidade de Paranaguá, para que juntos possamos construir bases históricas mais sólidas para as pesquisas e deixar um registro àqueles que virão depois de nós”, finalizou.






