O Festival Internacional da Ilha do Mel (FIIM) teve início no dia 10 de outubro e seguirá até domingo, 13, levando à ilha a celebração do cinema, da cultura local e internacional, e da conscientização ambiental em um cenário paradisíaco.
Durante os dias, a praia da Ilha do Mel se transforma em um espaço cultural ao ar livre, com exibições gratuitas de 40 filmes, entre curtas e longas metragens com temáticas variadas, além das mostras infantil e ambiental.
O público poderá assistir aos filmes em um ambiente descontraído, diretamente na areia, acomodado em esteiras e tecidos, aproveitando a beleza natural da ilha.
“Esse festival tem tudo para entrar, de fato, no calendário de um dos principais festivais de cinema do país. E nós, que produzimos festivais em todo o país, temos essa expectativa muito grande pela Ilha do Mel ser um lugar que a gente traz uma memória afetiva muito grande”, disse o produtor do festival, Marcelo Paes de Carvalho.
Além das exibições, o FIIM oferecerá oficinas de capacitação para os moradores locais, buscando o desenvolvimento financeiro, cultural e empregatício da região. O festival também se destaca pela inclusão e acessibilidade, com sessões adaptadas com tradução em libras, audiodescrição e legendas descritivas, garantindo que todos possam participar.
“A gente tem uma memória afetiva muito grande de quando éramos muito jovens e frequentávamos a Ilha do Mel e éramos apaixonados pela Ilha do Mel. O grande objetivo com o festival vai ter oficina de fotografia para adultos, com profissionais renomados, então vai ser um momento muito legal”, contou Carvalho.
Para minimizar o impacto ambiental, toda a divulgação do evento, segundo a organização, é feita por meio de um aplicativo exclusivo e redes sociais, evitando o uso de materiais impressos. O FIIM tem um forte compromisso com a preservação do ecossistema da ilha, utilizando o cinema como ferramenta para promover conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis.
“Teremos durante a programação do festival, debates, painéis, discussões, inclusive com a questão do meio ambiente, a questão climática que é tão importante para um lugar como a Ilha do Mel”, frisou.
O evento promete atrair visitantes e fortalecer a economia local, colocando a Ilha do Mel no mapa como um destino cultural e turístico de relevância internacional. É uma oportunidade única para moradores, turistas e cineastas se reunirem em um espaço que celebra a arte, a natureza e a diversidade.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
FIIM
O Festival Internacional da Ilha do Mel é um festival que valoriza a cultura local, nacional e internacional, aquecer o mercado turístico da Ilha do Mel e trabalhar temas de extrema urgência e relevância por meio do festival de cinema.
O projeto busca celebrar a diversidade cultural e social através do cinema, promover o cinema brasileiro e internacional de alta qualidade, focar em filmes que abordem questões ambientais através de exibições de 12 mostras infantis, 16 curtas-metragens, 4 longas e 8 filmes com temática ambiental.
O festival também tem oficinas de capacitação com moradores da Ilha do Mel, buscando contribuir a longo prazo para o desenvolvimento financeiro, empregatício e cultural da região.