Eventos

Festival Curta Paranaguá exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados

Exibições das mostras competitivas ocorrerão de 19 a 22 de setembro

0a kzvi4

O 1.º Festival Curta Paranaguá está prestes a começar e promete movimentar a cidade entre os dias 18 e 22 de setembro, com uma programação recheada de cinema nacional e internacional.

Na fase de inscrições, o festival recebeu 185 filmes, provenientes de 20 estados brasileiros e do exterior. Após uma rigorosa seleção realizada pela curadoria de Paulo Camargo e a direção artística de Márcio Branco, foram escolhidos 56 curtas-metragens para as mostras competitivas, divididos em cinco categorias: 18 filmes de Ficção, 20 Documentários, sete Animações, seis Experimentais e cinco voltados para o público Infantil.

As exibições das mostras competitivas ocorrerão de 19 a 22 de setembro, em sessões às 14h, 16h e 18h no Teatro Rachel Costa, localizado no Centro Histórico de Paranaguá. Além dos curtas, o festival trará também quatro longas-metragens convidados exibidos às 20h, proporcionando ao público uma experiência cinematográfica completa.

Para Marcio Branco, idealizador e diretor artístico do Curta Paranaguá, a resposta à criação do festival foi notável por ultrapassar fronteiras territoriais em sua estreia. “O Curta Paranaguá surge como uma plataforma fundamental para a divulgação da diversidade cultural através do cinema, uma forma de arte que transcende barreiras e dialoga com diferentes públicos. Nosso objetivo também é promover a formação de novos espectadores e o festival se destaca como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cultural da cidade”, explicou Branco.

O longa-metragem convidado para a abertura do festival, em 18 de setembro, é o “Lista de Desejos para Superagüi”, do diretor Pedro Giongo, que estará presente durante a sessão, às 20h. Esse longa ganhou como Melhor Filme da Mostra Aurora do 27.º Festival de Cinema de Tiradentes em 2024.

8j5ns0d4

SINOPSE DO FILME

Martelo é um pescador de 70 anos que ainda não conseguiu se aposentar. Ele é o homem farol, aponta sua luz para a ilha de Superagüi e só ilumina desejos terrenos, que dizem muito sobre o momento atual: melhores condições de trabalho, se aposentar com dignidade, voltar a ser como era antigamente. 

YouTube video

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser reservados on-line.

OFICINA DE CINEMA “MEU PRIMEIRO CURTA”

Faz parte da programação do Curta Paranaguá a Oficina de Cinema “Meu Primeiro Curta”, que será ministrada por Tiago Nascimento, da TCN Filmes. A oficina será realizada de 18 a 21 de setembro das 9h às 13h na Casa Elfrida Lobo, em Paranaguá. O resultado da atividade será exibido na noite de encerramento e premiação do festival. Tiago é um cineasta paranaense atuante na cultura afro-indígena na região sul do Brasil, é representante da Cultcine.tv, canal 2134 do FAST Streaming do Samsung TV Plus. 

FESTIVAL

O festival é dedicado à promoção e celebração da arte cinematográfica, destacando cineastas e artistas, com foco especial nas produções paranaenses. O objetivo do evento é promover a diversidade cultural através do cinema, além de incentivar a produção audiovisual, especialmente na região litorânea do Paraná.

Com entrada gratuita e exibições presenciais e online, o festival é uma oportunidade única para o público mergulhar no universo do cinema independente, conhecer novos talentos e celebrar a diversidade artística.

f1ot3rkg

De acordo com os organizadores do evento, estão disponíveis no site o podcast com os realizadores dos filmes no link: http://curtaparanagua.com.br/bom-papo.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação do evento e garanta seu ingresso gratuito para participar deste encontro cinematográfico.

Festival Curta Paranaguá exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Festival Curta Paranaguá exibirá 56 curtas-metragens em cinco categorias e mais quatro longas convidados

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.