Iniciada em Guaratuba no último dia 3 de julho, a tradicional Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo que conta com o tema “Somos instruídos por Ele enquanto: Servimos ao Divino Espírito Santo” (Atos 13:2) e o casal festeiro Rafael Arnulf e Marcela Farias, prossegue durante a semana O evento ocorre até o domingo, 14, centralizado na Praça Central Coronel Alexandre da Silva Mafra e na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e conta com a realização do Instituto Cultural e Social Mãe do Bom Sucesso, Missionários Redentoristas, com apoio da Prefeitura de Guaratuba e TV Evangelizar, com promoção da RPC.
“Agradecemos a todos os apoiadores, patrocinadores, voluntários e envolvidos na organização e no sucesso da Festa do Divino 2024”, afirma a organização da festividade.
Na terça-feira, 9, às 9h30 ocorreu recepção das Caravanas da Melhor Idade no Pavilhão de Entrada, com barracas iniciando as atividades às 10h, Missa às 11h, almoço musical às 12h, Bingo da Tarde, desfile de moda das 14h às 17h no Palco Principal, Novena com bênçãos especiais às 16h e realização da 5.ª Novena em louvor ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade na Paróquia às 19h. No período da noite, a partir das 20h ocorre jantar com churrasco, frutos do mar e outros atrativos, com Bingo da Noite no Salão Paroquial às 20h e shows com banda Fator A (20h30) e Flash Back (22h).
Novamente haverá recepção às Caravanas da Melhor idade às 9h30 da quarta-feira, 10, com abertura das barracas às 10h, Missa às 11h, almoço às 12h, Bingo da Tarde (14h às 18h), bem como Concurso Rei e Rainha da Melhor Idade e Tarde Dançante no Pavilhão Principal das 14h às 17h, onde, durante a tarde também ocorrerá às 16h bênçãos especiais em Novena. No período noturno ocorre a 6.ª Novena às 19h, bem como jantar e Bingo da Noite às 20h e shows com Sob Medida (21h) e Chamavó (23h).
Na quinta-feira, 11, ocorre recepção às Caravanas da Melhor idade às 9h30, com abertura das barracas às 10h, Missa às 11h, almoço musical às 12h, Bingo da Tarde (14h às 18h), bem como apresentação do Rei e Rainha da Melhor Idade e Tarde Dançante no Pavilhão Principal das 14h às 17h, onde, durante a tarde também ocorrerá às 16h Novena com bênçãos especiais. De noite, às 19h, ocorre o “Batuque na Cozinha: Barreado com Evani e Amigos” na Praça de Alimentação, com jantar e bingo da noite às 20h e apresentações de grupos de Dança Gaúcha às 21h e 21h30, com show com o grupo Portal Gaúcho no Palco Principal às 22h.
A programação completa está disponível no Facebook da Festa do Divino e no Instagram @festadivinoguaratuba.
Show de Prêmios
O tradicional Show de Prêmios da Festa do Divino de Guaratuba trará em 2024 o tão sonhado carro zero quilômetro como grande prêmio, além de uma moto zero quilômetro e demais premiações em dinheiro. “Já sabemos que será um grande sucesso de vendas, não é mesmo? Então que tal fortalecer a sua marca apoiando a Festa do Divino? Para mais informações entre em contato conosco: Carine: (41) 99905-5641 e Diego: (41) 99698-8131”, destaca a organização.
História
Consta na história do município que a Imagem do Divino Espírito Santo foi oferecida a Guaratuba, por Força Divina, que a deixou para que um devoto a encontrasse. Depois de banhada na Fonte do Itororó, foi a mesma imagem recolhida à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, dando o valor das curas que os devotos até hoje cultuam.
É o Divino Espírito Santo festejado no município, todos os anos, no mês de julho. A festa, que antes da pandemia reunia milhares de fiéis, é previamente anunciada pelas bandeiras – branca e vermelha. A Bandeira branca representando a Santíssima Trindade e a vermelha o Divino Espírito Santo, que saem dois meses antes da realização da festa, pelo interior do município, visitando todos os sítios e povoados distantes acompanhadas de quatro foliões, recebendo donativos.
Em um determinado dia, os foliões são convocados para conduzir as bandeiras ao altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, acompanhados pelo casal Festeiro Mor. As bandeiras permanecem no altar até o fim da festa.
Com informações da Festa do Divino de Guaratuba