conecte-se conosco

Eventos

Matinhos sediará primeiro torneio de pesca de praia já realizado no litoral

Mais de 100 pescadores deverão vir ao balneário Riviera I no próximo domingo, 26

Publicado

em

Na última semana, a Prefeitura de Matinhos anunciou que o município deverá sediar o primeiro torneio de pesca de praia já realizado no litoral do Paraná. O evento foi idealizado e será organizado pelo Clube de Pesca Puxa Sargo e terá o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente. A prova será realizada no próximo domingo, 26, no balneário Riviera I, entre as ruas Toledo e Rua D, das 8 às 12 horas.

Mais de 100 pescadores de todo o Brasil deverão vir a Matinhos, com o torneio respeitando as orientações do Ibama e medidas preventivas à Covid-19. “O torneio será o maior de pesca de praia já realizado no litoral paranaense e contará. Além dos paranaenses, estão confirmados nomes que fazem parte de clubes de pesca renomados, além de pescadores amadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica a Prefeitura de Matinhos.

Segundo o município, a competição será baseada na pesca de espécies, com respeito às medidas da tabela Ibama, onde peixes que estiverem abaixo das medidas serão devolvidos ao mar. “As iscas necessariamente serão de camarão morto in natura. Na pesagem, os pescados receberão a seguinte pontuação: 2 pontos por peixe + 5 pontos a cada 100 gramas”, detalha.

Prevenção ao Coronavírus

“Os pescadores estarão separados por raias de 20 metros, respeitando o distanciamento entre eles. Os competidores podem ter várias varas de pesca montadas, mas apenas uma linha na água, com chicotes de no máximo dois anzóis”, explica a assessoria.

Regras

Segundo a organização, durante a prova, os peixes que forem pescados devem ser armazenados nos baldes, sendo que após o fim eles serão levados por equipes de fiscais de prova, sendo embalados em sacos com identificação do número da prova e posteriormente sendo lacrados. “Depois de pesados todos os sacos dos competidores, serão anunciados os vencedores da disputa. Todos os peixes pescados serão destinados a uma entidade, que acolhe pessoas que estão em tratamento para a dependência química”, completa.

“A modalidade em disputa será a ‘Surfcasting’ – Pescaria em Terra Firme seguida de lançamento de linha. A prova será realizada no dia 26 de setembro, no balneário Riviera I, entre as ruas Toledo e Rua D, das 8 às 12 horas. O pedido é para que o trecho do evento não tenha embarcações, motores e nem lançamento de redes enquanto houver a disputa”, finaliza a Prefeitura de Matinhos.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Publicidade






Em alta