Começou na quinta-feira, 7, a Festa da Tainha de Paranaguá. O evento segue até o dia 17 de julho e é uma opção para este fim de semana. Além dos pratos típicos com a iguaria tradicional no litoral do Paraná, haverá também shows artísticos até o domingo, 10. Neste ano, a festa acontece no Complexo Turístico Dom Alfredo Novak, o Mega Rocio, próximo ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio, e envolve sete comunidades pesqueiras.
A Festa da Tainha é realizada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com as comunidades pesqueiras.
Ao todo, sete barracas montadas no Mega Rocio vão preparar os pratos com tainha e frutos do mar, sendo cinco formadas por representantes da comunidade de Amparo, uma da Vila Guarani e uma da Ponta do Ubá.
A tainha tradicional com acompanhamento, que serve até três pessoas, é comercializada na festa a R$ 80,00. Também há a opção da tainha à parmegiana, a cambira, porções de peixe, de camarão e de mariscos. De acordo com a Secultur, o almoço começa a ser servido às 11h e a festa se estende até à meia noite.
Programação de shows
Na sexta-feira, dia 8, a atração é o cantor Igor Brenaz, que se apresenta a partir das 20h. No sábado, haverá apresentações durante o horário de almoço e também a noite. A partir das 12h sobe ao palco o grupo Regional Choro Caiçara e, às 20h, a música fica por conta da dupla Débora e Luiza. No domingo também haverá duas atrações, com o grupo de fandango caiçara Canutilho Temperado e, às 20h, com o cantor Aroldo Amer.