A tradicional Festa da Tainha, em Paranaguá, teve início no dia 7 e seguirá até o próximo domingo, dia 17. Neste ano, o evento gastronômico ocorre no Complexo Turístico Religioso Mega Rocio com uma estrutura diferenciada e tem a organização da Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e as comunidades pesqueiras do município.
No último fim de semana o local registrou movimento intenso. Cerca de 2 mil pessoas escolheram o evento para almoçar e saborear o pescado típico da região no sábado e no domingo. O local abre a partir das 11h para a população na hora do almoço e à noite a partir das 19h os organizadores já estarão prontos para atender moradores e turistas que buscam degustar uma tainha.
A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, fez um balanço da Festa da Tainha. “O balanço é muito positivo. Turistas e comunidade receberam muito bem o novo espaço, que oferece maior conforto aos visitantes. Tivemos um feedback muito positivo das comunidades pesqueiras que já estão planejando um novo evento no mesmo espaço. Certamente a Festa da Tainha 2022 foi um sucesso de público e vendas”, destacou.
Estão presentes as comunidades da Vila Guarani, Amparo e Ponta de Ubá. Cada barraca preparou um cardápio especial tendo a tainha como prato principal. Outros frutos do mar podem ser saboreados pelos participantes até o dia 17 de julho.
A tainha tradicional, que serve até três pessoas, é comercializada a R$ 80,00. São sete comunidades pesqueiras vendendo a tainha como prato principal, além de outras opções de frutos do mar. Os moradores e turistas encontrarão a tainha recheada, à parmegiana, cambira e mais acompanhamentos.
“Sábado e domingo esperamos o mesmo sucesso que tivemos no último final de semana, com visitantes de várias regiões e com a nossa comunidade prestigiando as receitas e os nossos artistas locais”, disse a secretária.
Outro atrativo da Festa da Tainha é o entretenimento com apresentações de artistas locais. Um palco foi montado no interior do Mega Rocio e as pessoas podem saborear a tainha ouvindo boa música e prestigiando os artistas que são pratas da casa.
“Quem ainda não conheceu o espaço e prestigiou a festa da tainha ainda tem tempo, até o domingo, dia 17, onde as comunidades pesqueiras aguardam a presença de todos com os preparos da tainha, música e a linda paisagem do Santuário de Nossa Senhora do Rocio”, convidou a da secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn.