A Casa Monsenhor Celso, em Paranaguá, recebe a partir da terça-feira, 3, a exposição “Caminhos do Encantamento”, com figurinos feitos de materiais recicláveis pelo artista Gustavo Krelling. A mostra passou por Curitiba e pela Europa e poderá ser visitada até o dia 29 de julho na cidade, propondo uma imersão no universo dos contos de fadas.
A exposição conta com a recriação de figurinos de personagens clássicos da literatura infantil, como João e o Pé de Feijão, Cinderela, Fada-Madrinha, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria e faz parte da programação oficial do festival de teatro infantil “Era uma vez, eram duas… Eram três”.
Antes de chegar à cidade de Paranaguá, a mostra passou pelo Teatro Guaíra, na capital paranaense, em julho de 2021, e pela Luka Art Gallery, que funciona dentro do Castelo Biester, em Portugal, na cidade de Sintra.
De acordo com o artista responsável pela mostra, Gustavo Krelling, as peças desta exposição são uma grande brincadeira de ressignificação de materiais e uma permissão para invenção de infinitas possibilidades. “A Chapeuzinho Vermelho”, que vai levar doces na vovozinha, como na canção de Braguinha, aparece com um traje todo feito de embalagens de doces na cor vermelha. A Bruxa, de João e Maria, que atraia as crianças para dentro de sua casa de doces, aparece com um colar feito de colheres de pau, mangas e avental feitos com papel de bala e cabelo de palha de vassoura”, explica Gustavo.



Fotos: Divulgação/Assessoria
Com foco na sustentabilidade, os figurinos foram desenhados em croquis e confeccionados a partir de materiais recicláveis, como mangueiras de jardim, sacos de lixo, embalagens de alimentos, rolos de papel higiênico, garrafas PET e plásticos diversos. A exposição convida o público de todas as idades a revisitar histórias conhecidas com um novo olhar, que une impacto visual, criatividade e reflexão sobre o consumo e o meio ambiente.
Após dezenas de trabalhos entre figurinos para musicais, performances, óperas e exposições, Gustavo tem em sua bagagem um repertório único e tem como foco arriscar em dialogar com a indumentária através de materiais alternativos de reuso.
“Meu compromisso estético é para que o público entre no universo fantástico das personagens. Os visitantes podem esperar um momento de encantamento e descoberta de inúmeras possibilidades dos materiais, além de encontrarem alguns dos personagens favoritos de seus contos de fadas”, revela o artista.
Com cinco figurinos em exibição, a exposição traz consigo uma criação inédita: o da Pequena Sereia, confeccionado especialmente para a temporada portuguesa da mostra.



Fotos: Divulgação/Assessoria
Sobre o artista Gustavo Krelling
Artista visual, figurinista e aderecista, Gustavo Krelling, com 35 anos, atuou por mais de uma década na preparação de escolas de samba do Rio de Janeiro e assinou figurinos para espetáculos de teatro, óperas e musicais. No ano de 2021, venceu o Rio Webfest na categoria de melhor websérie educacional brasileira, com “O Fantástico Ateliê do Gu”, em parceria com o diretor Jorge Farjalla. Atualmente, é um dos proprietários da marca curitibana Tutu Ateliê de Sapatilhas, especializada em sapatos artesanais.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Com Informações da Assessoria