O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Paranaguá, realizará na próxima sexta-feira, 5, uma programação especial em comemoração aos seus 60 anos de atuação. Ao longo do dia, haverão reuniões com a diretoria da universidade para discutir assuntos importantes para a entidade. A partir das 18h, ocorre o lançamento da exposição comemorativa, que apresenta as seis décadas de história do museu.
O secretário do MAE, Wesley Ventura, explica como funcionará a primeira parte da exposição em celebração aos 60 anos do museu. A mostra será organizada como uma linha do tempo, iniciando pelo resgate histórico da instituição.
“Sabemos que o museu já está com quase 63 anos, mas estamos fazendo essa exposição que conta as primeiras seis décadas do museu. O percurso começa com a história do prédio, datado do século XVIII, após o período em que deixou de ser ocupado pelos jesuítas. Em seguida, aborda a década de 1950, quando o edifício foi repassado à UFPR, passando pelos primeiros trabalhos de pesquisa arqueológica no litoral e pelo processo de organização do acervo dentro do espaço. Por fim, rememora-se a abertura do museu ao público, ocorrida em 1963. Tudo isso já é contado na primeira parte da exposição”, explica Ventura.

Segundo o secretário, os temas serão separados de acordo com as décadas. “O museu foi crescendo, foi expandindo para outras direções, até chegar nos dias de hoje, nas últimas décadas, com a questão da tecnologia, a mistura disso tudo com o tradicional do museu, e depois com aquele gostinho de quero mais. Vai dar aquela curiosidade, o que vai ser daqui para frente, isso tudo vai estar exposto aqui no museu”, explica.



Fotos: Folha do Litoral News
MAE registra alta no número de visitantes
Segundo Wesley, o MAE registra uma média mensal de cerca de 2,5 mil visitantes. Ao longo dos 60 anos, mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelo prédio histórico. “Foram mais de 100 exposições colocadas em cartaz nos últimos 60 anos, e isso tudo tem trazido pessoas para Paranaguá, seja em grupos de escola, em turismo cultural. Toda forma de visita acaba passando por aqui, que é um ponto de referência na cidade. O prédio em si é um lugar que as pessoas gostam muito de visitar, por conta da arquitetura, da beleza própria, mas a partir do dia 5 a gente tem essa exposição de 60 anos, então estão todos convidados”, ressalta.
O auxiliar administrativo do MAE, Luiz Cezar Rodrigues, mais conhecido como “Cezinha do Museu”, explica ainda que, desde o dia 12 de janeiro até 30 de novembro de 2025, o local recebeu mais de 22 mil visitantes.

“O que mais impressiona é que o museu está recebendo bastante o público asiático, filipino, chinês e indiano, e isso é muito interessante. E eu convido toda Paranaguá, o litoral paranaense, todas aquelas pessoas para virem na exposição no dia 5 de dezembro. Vocês vão ficar bem abismados com o que vai acontecer, aliás, é uma exposição muito linda, por sinal”, salienta “Cezinha do Museu”.





