Em comemoração ao aniversário de 375 anos de Paranaguá, a prefeitura realiza no sábado, dia 29, um desfile cívico escolar alusivo à data em frente a Estação Ferroviária, no centro da cidade. O evento, que é tradicional e com ampla participação dos estudantes, começa às 9h e marca a retomada do desfile que teve sua última edição em 2019.
Antes, haverá um ato cívico com hasteamento de bandeiras em frente a prefeitura, na Rua Júlia da Costa, com a presença de autoridades locais, às 8h. Em seguida, às 8h30, será realizado o sorteio do IPTU Premiado, no mesmo endereço.
Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) se reuniu com os dirigentes das escolas para organizar o desfile e deixar tudo pronto para que o público prestigie o que foi preparado pelos estudantes.

Foto: Aquivo/Semedi
CONVIDADOS
O desfile será iniciado com os órgãos de segurança como a Capitania dos Portos do Paraná, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e o Colégio Vila Militar, como convidado. Na sequência, passará os grupos de escoteiros Ilha do Mel e Santa Rita de Paranaguá e as bandeiras.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae, dará sequência às apresentações, além da Escola de Surdos “Nydia Moreira Garcêz”, Escola Municipal “Profa. Eva Cavani”, Secretaria Municipal de Inclusão de Paranaguá e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).
Os 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) desfilarão em seguida, começando pelo CMEI “Agadil Cabral” e terminando com o CMEI “Zuleide Pinto Rosa”. Na sequência, se apresentam mais de 30 escolas municipais, começando com a Escola Municipal “Miriam Soares” e terminando com as Escolas do Campo.
Também farão parte do evento estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), alguns colégios estaduais e particulares, o Núcleo Regional de Educação (NRE), a Liga de Combate ao Câncer, todas as secretarias municipais, Paranaguá Previdência, Fundação de Assistência a Saúde de Paranaguá (Fasp), Samu, projetos apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes, Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (CAICAVV), grupos de pedal e moto clubes.
Com informações da Semedi