Connect with us

Eventos

Santuário lança programação da 207.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

“Este é um momento em que todo mundo se une para homenagear a Padroeira do Paraná”, afirma o reitor do Santuário, padre Dirson

Publicado

em

Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Evento acontecerá do dia 1.º a 16 de novembro com foco religioso 

Na manhã da terça-feira, 27, o Santuário do Rocio lançou oficialmente em coletiva à imprensa a programação da 207.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que terá início no dia 1.º de novembro e ocorrerá até o dia 16 de novembro. O evento religioso, que é um dos maiores do Brasil, contará com algumas adaptações necessárias devido às medidas sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19 e neste ano terá o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós”. Além de totens de álcool em gel em todo o Santuário, a celebração terá missas com 50% da capacidade do local, obrigatoriedade do uso de máscaras e a tradicional procissão, que ocorrerá no dia 15, será uma carreata neste ano, devido à necessidade de distanciamento social. 

Nesta edição da festa, haverá ampliação dos horários das novenas de três para oito celebrações diárias (às 5h, 6h, 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h), com três delas sendo transmitidas pelas redes sociais do Santuário às 6h, 16h e 19h. O objetivo é disponibilizar a programação presencial e virtualmente. Bispos de todo o Paraná irão participar das celebrações. As visitas da Imagem da Padroeira às empresas e repartições públicas irão ocorrer normalmente em 2020, com as adaptações necessárias. 

A procissão, que ocorre no dia 15, data dedicada à Padroeira do Paraná, será neste ano em forma de carreata, saindo do Santuário, às 17h, indo em direção à Catedral, onde, na esquina da Rua José Gomes com a Professor Cleto, haverá bênção dos veículos por padres do Santuário e do Paraná, sendo que após isso a Imagem da Santa irá até a Catedral Diocesana. A carreata de retorno será no dia 16, às 19h30. Também no dia 15 serão realizadas celebrações em oito horários, com Missa Solene, às 10h, no Santuário.

Além das missa e novenas presenciais, haverá transmissão dos eventos religiosos na página do Santuário no Facebook no link https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio/ e no Youtube com o nome “Santuário do Rocio Paranaguá”.

Reitor destaca expectativa para a festa

O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, destacou que a programação ampliou o número de horários das celebrações e formas de os fiéis acompanharem o evento, tanto no presencial quanto no on-line. “É para mostrar para as pessoas que todos poderão participar, de um modo ou de outro, mas vão poder”, ressalta. “Triplicamos o número de horários, porque em geral eram três horários por dia, e colocamos agora oito horários por dia da novena. Isso facilita bastante, porque assim não tem aglomeração”, explica. Segundo o padre, o único diferencial é que as missas das 19h irão contar com a presença de bispos do Paraná presidindo a celebração.

“Tivemos que investir em vários produtos, como totem para colocar álcool em gel, recipientes para colocar o álcool para disponibilizar aos devotos, cuidando de todos os detalhes para que nada seja feito que não possa ajudar na questão da pandemia”, informa o padre.

De acordo com o reitor, o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós” foi escolhido em 2020 devido ao momento de superação que toda a sociedade está vivendo devido à pandemia. “Dentro de tudo que nós vivemos devido à pandemia, essa necessidade de as pessoas buscarem uma bênção de Deus, muita gente recorreu a Nossa Senhora, então colocamos como tema neste ano a frase Mãe do Rocio, intercedei por nós, que é um tema que representa todas as pessoas”, salienta.

O padre destaca que um dos maiores desafios está sendo adaptar a procissão da Mãe do Rocio no dia 15, visto que é a terceira maior procissão do Brasil. “Não teremos a procissão mesmo com pessoas andando, vamos ter uma carreata, uma procissão motorizada”, explica. “Nas programações anteriores havia cinco procissões, a cavalgada, que neste ano não tem, a procissão marítima que também não haverá, bem como a ciclística e a procissão motociclística. A única que mantivemos é a procissão motorizada, é a carreata”, ressalta, destacando que, além da procissão motorizada do dia 15, está mantida a carreata que virá da Paróquia de São João Batista até o Santuário no dia 8 de novembro.

Troca do manto

Tema da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedei por nós” e marca a comemoração do centenário do Santuário

Já no domingo, 1.º, haverá a abertura da festa com a solene troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio. “Já está tudo preparado, será algo muito bonito e emocionante, algo muito esperado pelos devotos, que é a troca do manto preparando para a festa. Depois da missa solene que acontecerá às 19h teremos uma live transmitida do Santuário do cantor católico Thiago Brado”, informa. Além disso, o manto deste ano foi produzido pelo artista Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, após a missa, haverá um drive-thru do Bolo do Centenário do Santuário, com 399 fatias representando os 399 municípios paranaenses, que contará com 100 medalhas da Padroeira do Paraná. Os convites custam R$ 10,00 e estão à venda na secretaria do Santuário.

Promoção de prêmios

Devido à pandemia, a parte social do evento, com parque, comércio em barracas e shows, não acontecerá em 2020, com evento focado no âmbito religioso. Porém, como forma de ajudar o Santuário, iniciativas estão sendo feitas, a principal delas é o sorteio de prêmios, entre eles um carro zero quilômetro (Chevrolet Virtus), motocicleta, televisão e smartphone. As cartelas podem ser adquiridas no próprio Santuário, bem como em diversos comércios da cidade, pelo valor de R$ 15,00.

“A única coisa que ficou da parte social foi a promoção de prêmios. As pessoas já estão vendendo as cartelas e as pessoas estão concorrendo a quatro prêmios. Esta é a forma que os fiéis terão de ajudar o Santuário”, salienta padre Dirson. 

100 anos do Santuário

Em 2020 é celebrado o ano do centenário do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, algo que também será lembrado na festividade. Segundo a assessoria, este ano também está sendo comemorado o total de 75 anos de atuação dos missionários Redentoristas no Santuário, o que reforça a importância da celebração religiosa da comunidade católica.

Pandemia

O padre Dirson reforça que o Santuário respeitará todas as medidas e decretos vigentes devido à pandemia. “Pedimos para as pessoas que vêm até aqui que elas precisam cumprir. Não somos nós que estamos exigindo, é a situação do mundo. Teremos álcool em gel à disposição na entrada da Igreja, uso da máscara é obrigatório e faremos o distanciamento social. Pedimos a compreensão das pessoas. Pedimos também a todos que vejam os horários, que estão disponíveis na imprensa, nosso site e redes sociais, perceber qual horário você pode vir e que você sabe que não provocará aglomeração. Venham nos horários mais tranquilos, isso ajudará bastante”, finaliza. 

“Deixo uma mensagem para todo mundo de que a festa extrapola Paranaguá, ela é estadual. Nós aqui de Paranaguá recebemos os devotos que vêm de todo o Estado, de fora dele e vários lugares. Temos a honra de receber estas pessoas, especialmente no dia 15, que acredito que será uma inundação de devotos aqui e nós não teremos a parte externa, por isso a cidade será muito importante neste dia, os restaurantes, as lanchonetes, o comércio do centro, porque as pessoas irão lá. Devemos acolher bem os devotos, é um momento em que todo mundo se une para homenagear a Padroeira do Paraná que já é conhecida nacionalmente, temos esta graça de morar aqui e poder oferecer esta festa”, finaliza o padre Dirson.

Confira a programação completa: 

Domingo (1.º/11)

9h – Missa

11h – Missa

15h – Missa

17h – Missa

19h – Missa: Troca do Manto da Mãe do Rocio

20h – Live musical com Thiago Brado

Segunda-feira (2/11)

19h – Missa em memória dos devotos falecidos

Terça-feira (3/11)

19h – Missa de Envio dos MECES

Quarta-feira (4/11)

17h – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

19h – Missa pelas Pastorais, Movimentos e Serviços

Quinta-feira (5/11)

15h – Missa do Santíssimo

18h – Missa do Santíssimo

20h – Missa do Santíssimo

Sexta-feira (6/11) – 1.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sábado (7/11) – 2.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Domingo (8/11) – 3.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Missa e Novena

10h – Missa e Novena

14h – Missa e Novena

16h – 14.ª Procissão Motorizada – Saída na Paróquia São João Batista

16h – Missa e Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Segunda-feira (9/11) – 4.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Terça-feira (10/11) – 5.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Quarta-feira (11/11) – 6.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Quinta-feira (12/11) – 7.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sexta-feira (13/11) – 8.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sábado (14/11) – 8.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Domingo (15/11) – FESTA

5h – Missa

6h30 – Missa 

8h – Missa

10h – Missa Solene – Presidente: Dom Edmar Peron (Bispo da Diocese de Paranaguá)

12h – Missa

13h30 – Missa

15h – Missa

16h30 – Missa

17h – 207.ª Procissão (Carreata) de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral

Segunda-feira (16/11) 

18h30 – Missa na Catedral Diocesana de Paranaguá

19h30 – Procissão (Carreata) de retorno da Catedral até o Santuário do Rocio

Domingo (22/11)

20h30 – Live do sorteio da Promoção de Prêmios