Connect with us

Eventos

Santuário lança programação da 207.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

“Este é um momento em que todo mundo se une para homenagear a Padroeira do Paraná”, afirma o reitor do Santuário, padre Dirson

Publicado

em

Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Evento acontecerá do dia 1.º a 16 de novembro com foco religioso 

Na manhã da terça-feira, 27, o Santuário do Rocio lançou oficialmente em coletiva à imprensa a programação da 207.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que terá início no dia 1.º de novembro e ocorrerá até o dia 16 de novembro. O evento religioso, que é um dos maiores do Brasil, contará com algumas adaptações necessárias devido às medidas sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19 e neste ano terá o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós”. Além de totens de álcool em gel em todo o Santuário, a celebração terá missas com 50% da capacidade do local, obrigatoriedade do uso de máscaras e a tradicional procissão, que ocorrerá no dia 15, será uma carreata neste ano, devido à necessidade de distanciamento social. 

Nesta edição da festa, haverá ampliação dos horários das novenas de três para oito celebrações diárias (às 5h, 6h, 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h), com três delas sendo transmitidas pelas redes sociais do Santuário às 6h, 16h e 19h. O objetivo é disponibilizar a programação presencial e virtualmente. Bispos de todo o Paraná irão participar das celebrações. As visitas da Imagem da Padroeira às empresas e repartições públicas irão ocorrer normalmente em 2020, com as adaptações necessárias. 

A procissão, que ocorre no dia 15, data dedicada à Padroeira do Paraná, será neste ano em forma de carreata, saindo do Santuário, às 17h, indo em direção à Catedral, onde, na esquina da Rua José Gomes com a Professor Cleto, haverá bênção dos veículos por padres do Santuário e do Paraná, sendo que após isso a Imagem da Santa irá até a Catedral Diocesana. A carreata de retorno será no dia 16, às 19h30. Também no dia 15 serão realizadas celebrações em oito horários, com Missa Solene, às 10h, no Santuário.

Além das missa e novenas presenciais, haverá transmissão dos eventos religiosos na página do Santuário no Facebook no link https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio/ e no Youtube com o nome “Santuário do Rocio Paranaguá”.

Reitor destaca expectativa para a festa

O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, destacou que a programação ampliou o número de horários das celebrações e formas de os fiéis acompanharem o evento, tanto no presencial quanto no on-line. “É para mostrar para as pessoas que todos poderão participar, de um modo ou de outro, mas vão poder”, ressalta. “Triplicamos o número de horários, porque em geral eram três horários por dia, e colocamos agora oito horários por dia da novena. Isso facilita bastante, porque assim não tem aglomeração”, explica. Segundo o padre, o único diferencial é que as missas das 19h irão contar com a presença de bispos do Paraná presidindo a celebração.

“Tivemos que investir em vários produtos, como totem para colocar álcool em gel, recipientes para colocar o álcool para disponibilizar aos devotos, cuidando de todos os detalhes para que nada seja feito que não possa ajudar na questão da pandemia”, informa o padre.

De acordo com o reitor, o tema “Mãe do Rocio, intercedei por nós” foi escolhido em 2020 devido ao momento de superação que toda a sociedade está vivendo devido à pandemia. “Dentro de tudo que nós vivemos devido à pandemia, essa necessidade de as pessoas buscarem uma bênção de Deus, muita gente recorreu a Nossa Senhora, então colocamos como tema neste ano a frase Mãe do Rocio, intercedei por nós, que é um tema que representa todas as pessoas”, salienta.

O padre destaca que um dos maiores desafios está sendo adaptar a procissão da Mãe do Rocio no dia 15, visto que é a terceira maior procissão do Brasil. “Não teremos a procissão mesmo com pessoas andando, vamos ter uma carreata, uma procissão motorizada”, explica. “Nas programações anteriores havia cinco procissões, a cavalgada, que neste ano não tem, a procissão marítima que também não haverá, bem como a ciclística e a procissão motociclística. A única que mantivemos é a procissão motorizada, é a carreata”, ressalta, destacando que, além da procissão motorizada do dia 15, está mantida a carreata que virá da Paróquia de São João Batista até o Santuário no dia 8 de novembro.

Troca do manto

Tema da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedei por nós” e marca a comemoração do centenário do Santuário

Já no domingo, 1.º, haverá a abertura da festa com a solene troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio. “Já está tudo preparado, será algo muito bonito e emocionante, algo muito esperado pelos devotos, que é a troca do manto preparando para a festa. Depois da missa solene que acontecerá às 19h teremos uma live transmitida do Santuário do cantor católico Thiago Brado”, informa. Além disso, o manto deste ano foi produzido pelo artista Fábio Ítalo, do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, após a missa, haverá um drive-thru do Bolo do Centenário do Santuário, com 399 fatias representando os 399 municípios paranaenses, que contará com 100 medalhas da Padroeira do Paraná. Os convites custam R$ 10,00 e estão à venda na secretaria do Santuário.

Promoção de prêmios

Devido à pandemia, a parte social do evento, com parque, comércio em barracas e shows, não acontecerá em 2020, com evento focado no âmbito religioso. Porém, como forma de ajudar o Santuário, iniciativas estão sendo feitas, a principal delas é o sorteio de prêmios, entre eles um carro zero quilômetro (Chevrolet Virtus), motocicleta, televisão e smartphone. As cartelas podem ser adquiridas no próprio Santuário, bem como em diversos comércios da cidade, pelo valor de R$ 15,00.

“A única coisa que ficou da parte social foi a promoção de prêmios. As pessoas já estão vendendo as cartelas e as pessoas estão concorrendo a quatro prêmios. Esta é a forma que os fiéis terão de ajudar o Santuário”, salienta padre Dirson. 

100 anos do Santuário

Em 2020 é celebrado o ano do centenário do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, algo que também será lembrado na festividade. Segundo a assessoria, este ano também está sendo comemorado o total de 75 anos de atuação dos missionários Redentoristas no Santuário, o que reforça a importância da celebração religiosa da comunidade católica.

Pandemia

O padre Dirson reforça que o Santuário respeitará todas as medidas e decretos vigentes devido à pandemia. “Pedimos para as pessoas que vêm até aqui que elas precisam cumprir. Não somos nós que estamos exigindo, é a situação do mundo. Teremos álcool em gel à disposição na entrada da Igreja, uso da máscara é obrigatório e faremos o distanciamento social. Pedimos a compreensão das pessoas. Pedimos também a todos que vejam os horários, que estão disponíveis na imprensa, nosso site e redes sociais, perceber qual horário você pode vir e que você sabe que não provocará aglomeração. Venham nos horários mais tranquilos, isso ajudará bastante”, finaliza. 

“Deixo uma mensagem para todo mundo de que a festa extrapola Paranaguá, ela é estadual. Nós aqui de Paranaguá recebemos os devotos que vêm de todo o Estado, de fora dele e vários lugares. Temos a honra de receber estas pessoas, especialmente no dia 15, que acredito que será uma inundação de devotos aqui e nós não teremos a parte externa, por isso a cidade será muito importante neste dia, os restaurantes, as lanchonetes, o comércio do centro, porque as pessoas irão lá. Devemos acolher bem os devotos, é um momento em que todo mundo se une para homenagear a Padroeira do Paraná que já é conhecida nacionalmente, temos esta graça de morar aqui e poder oferecer esta festa”, finaliza o padre Dirson.

Confira a programação completa: 

Domingo (1.º/11)

9h – Missa

11h – Missa

15h – Missa

17h – Missa

19h – Missa: Troca do Manto da Mãe do Rocio

20h – Live musical com Thiago Brado

Segunda-feira (2/11)

19h – Missa em memória dos devotos falecidos

Terça-feira (3/11)

19h – Missa de Envio dos MECES

Quarta-feira (4/11)

17h – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

19h – Missa pelas Pastorais, Movimentos e Serviços

Quinta-feira (5/11)

15h – Missa do Santíssimo

18h – Missa do Santíssimo

20h – Missa do Santíssimo

Sexta-feira (6/11) – 1.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sábado (7/11) – 2.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Domingo (8/11) – 3.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Missa e Novena

10h – Missa e Novena

14h – Missa e Novena

16h – 14.ª Procissão Motorizada – Saída na Paróquia São João Batista

16h – Missa e Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Segunda-feira (9/11) – 4.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Terça-feira (10/11) – 5.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Quarta-feira (11/11) – 6.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Quinta-feira (12/11) – 7.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sexta-feira (13/11) – 8.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Sábado (14/11) – 8.º Dia de Novena

5h – Novena

6h – Missa e Novena

8h – Novena

10h – Novena

14h – Novena

16h – Novena

18h – Novena

19h – Missa e Novena

Domingo (15/11) – FESTA

5h – Missa

6h30 – Missa 

8h – Missa

10h – Missa Solene – Presidente: Dom Edmar Peron (Bispo da Diocese de Paranaguá)

12h – Missa

13h30 – Missa

15h – Missa

16h30 – Missa

17h – 207.ª Procissão (Carreata) de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral

Segunda-feira (16/11) 

18h30 – Missa na Catedral Diocesana de Paranaguá

19h30 – Procissão (Carreata) de retorno da Catedral até o Santuário do Rocio

Domingo (22/11)

20h30 – Live do sorteio da Promoção de Prêmios

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.