Eventos

Desafios do setor portuário foi tema do Seminário Governança Portuária

Durante o evento foram apresentados quatro painéis com a participação de profissionais renomados do Direito e do Judiciário brasileiro

novc6rhn

Os desafios do setor portuário foi tema do Seminário Governança Portuária, realizado na última sexta-feira, 22, reunindo lideranças nacionais do setor para debater os desafios e perspectivas na gestão dos portos públicos brasileiros.

O evento aconteceu no Hotel Bourbon, em Curitiba, sendo promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), com apoio institucional da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

8d9fltis

Foram apresentados quatro painéis com a participação de profissionais renomados do Direito e do Judiciário brasileiro, incluindo ministros do STF, TST e TCU, entre outros, além de uma palestra da Portos do Paraná com foco em modernidade e eficiência.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior esteve participando da abertura do seminário e destacou o papel dos portos do Paraná como exemplo nacional de gestão, competitividade e planejamento.

Ratinho Júnior salientou que a empresa pública Portos do Paraná conquistou, por três anos consecutivos, o posto de melhor gestão portuária do País, ao receber em 2020, 2021 e 2022, o prêmio “Portos + Brasil”, do Governo Federal. A gestão e o planejamento também fazem com que o Porto de Paranaguá bata recordes sucessivos de movimentação.

“A boa gestão dos portos paranaenses foi um compromisso que assumimos e faz parte do planejamento estratégico do nosso Estado, com o objetivo de transformar o Paraná na central logística do Brasil. Temos uma posição estratégica e um porto que é importante para o desenvolvimento do País e ajuda a movimentar nossa economia, principalmente com a movimentação de grão”, disse o governador. “É a demonstração de que uma boa gestão e um bom planejamento, que olha não apenas para o mar, mas também para obras em terra, é possível ampliar a capacidade dos portos brasileiros”.

Dentro desse planejamento, o porto também é estratégico para a consolidação do projeto da Nova Ferroeste, estrada de ferro que vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá, e do futuro corredor bioceânico, idealizado para conectar o Atlântico ao Pacífico, com a ligação entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile.

Para isso, salientou Ratinho Júnior, o governo investe para aumentar a capacidade de movimentação de cargas pelo terminal paranaense, com obras como a ampliação do Cais Leste, também chamado de Moegão, para centralizar a movimentação de grãos que chegam ao porto por ferrovia.

“Já estamos com o edital da Nova Ferroeste na praça, com previsão de investimento de US$ 10 bilhões que deve tornar a ferrovia paranaense o maior corredor de grãos do País, que vai movimentar 80 milhões de toneladas por ano”, afirmou Ratinho Júnior.

“Dentro dessa proposta, a construção do Moegão é estratégica, porque terá capacidade de descarregar 900 vagões por dia, 180 por hora. Junto com a ampliação das esteiras transportadoras, outro projeto que já está bem encaminhado, o Porto de Paranaguá vai aumentar em 65% sua capacidade logística sem fazer a ampliação de nenhum metro de berço”, salientou.

Seminário

6j9bzyg4

O seminário teve como objetivo debater os desafios e perspectivas para o setor, principalmente com relação à regulação portuária, os entendimentos dos tribunais superiores – Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Supremo Tribunal Federal (STF) – e os impactos da nova lei de improbidade administrativa (Lei 14.230/2021).

A programação contou com a participação de membros do judiciário e de gestores de infraestrutura para discutir a logística e a regulação portuária, entre outros temas.

2vvkp5mz

O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou sobre o evento. “A proposta é difundir as ações portuárias do País, com foco principal na legislação. É a oportunidade de trocar experiência entre especialistas do Brasil inteiro”, explicou Garcia.

Da Redação

Você também poderá gostar

Desafios do setor portuário foi tema do Seminário Governança Portuária

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Desafios do setor portuário foi tema do Seminário Governança PortuáriaAvatar de Hedran Gebran

Hedran Gebran

Hedran (Guru) Gebran é jornalista e colunista diário do Jornal Folha do Litoral News, onde há mais de 20 anos comanda a Coluna do Guru. Com uma vasta experiência, escreve sobre política, eventos, entretenimento e diversos assuntos de interesse geral, oferecendo aos leitores uma visão única e bem-informada sobre os principais temas que impactam a cidade e a região.