Na sexta-feira, 11, a 13.ª Festa Nacional da Tainha começa oficialmente na Praça de Eventos Mário Roque com programação contínua até 19 de julho, marcando o início das festividades neste mês, que contará com o aniversário do município de 377 anos e Paranaguá Motos no início de agosto. O primeiro show nacional do evento deverá ocorrer no sábado, 12, com a apresentação do grupo Sambô, além de diversa agenda com destaque para a gastronomia dos estandes das colônias de pescadores e Vila do Artesanato ao lado do Aquário.
Segundo o município, o evento deverá trazer milhares de turistas a Paranaguá, bem como será uma opção de lazer aos moradores, com valorização da cultura parnanguara e movimento da economia local. A Festa da Tainha, bem como aniversário da cidade e Paranaguá Motos, contará com 50 atrações musicais com custeamento de 80% dos shows feitos pela iniciativa privada com empresas locais e patrocinadores, bem como apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu), na parte estrutural das festas.
“Estamos muito satisfeitos e com uma expectativa muito boa de podermos ter grandes festas e proporcionar tudo isso à nossa população. É um trabalho intenso da nossa equipe que vem sendo realizado há muito tempo para organizar essas festas e o resultado vai ser muito bacana, positivo para a nossa cidade”, afirma o prefeito Adriano Ramos.
“A Festa da Tainha começa na sexta-feira, 11, depois teremos a festa de aniversário da mãe do estado do Paraná, nossa linda e bela Paranaguá, e para encerrar, em parceria com o Moto Clube Robalos Rebeldes, traremos de volta esta marca forte, pesada, reconhecida no Brasil todo, que é o Paranaguá Motos”, ressalta o prefeito.
Artistas locais
A vice-prefeita Fabiana Parro destacou a importância da apresentação de artistas locais no evento. “Desde o início a nossa gestão vem falando disso. Além de fomentar o turismo na nossa cidade, pois queremos que venham turistas de fora, é importante priorizar também a nossa população, os artistas aqui da nossa região, praticamente todos que quiseram participar, estão participando, assim também com os comerciantes locais. Já tivemos uma prévia na festa de 1.º de maio com ampla participação e retorno positivo aos nossos comerciantes, então agora tenho certeza que será melhor ainda”, frisa.
Programação

A abertura da Festa da Tainha na sexta-feira, 11, terá, às 18h, apresentação de Fandango, seguida de quadrilha de Festa Julina e projeção no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). No sábado, 12, o evento começa com show de Aroldo Ames às 12h, seguido de Guilherme Costa às 14h, apresentação de fandango às 16h e quadrilha às 18h30. Às 19h30 ocorre projeção no MAE. Os shows de noite ficam por conta da banda Frenesi às 20h30 e da atração nacional Sambô às 22h30.
No domingo, 13, às 12h as apresentações musicais começam com Migues às 12h e depois Itiberê Samba às 16h. Apresentação de fandango ocorre às 18h e projeção no museu acontece às 19h30. De noite, às 20h30, o show é da banda Pólvora, seguido às 22h pela apresentação da banda Violet. Na segunda, terça e quarta-feira (14, 15 e 16) ocorrem shows da banda Stilo Livre (20h) e da banda Encontro (22h).

Vila do Artesanato
O secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho, reforça o foco dos eventos nas apresentações do artista parnanguara. “Nada melhor do que os artistas locais de qualidade e talento impressionantes, vocês vão adorar, é impressionante a qualidade das bandas, que terão oportunidade, voz e presença nos palcos durante todas as festividades”, ressalta. “Fico muito contente que o artista parnanguara, praticamente 80% das bandas cadastradas, vão participar destas festividades”, completa.
Outro atrativo é a Vila do Artesanato localizado ao lado do Aquário, na Praça de Eventos. “Você é nosso convidado para conhecer a Vila do Artesanato, a partir do dia 11 de julho, às 15h. O evento faz parte da programação das festividades de Paranaguá. As artesãs da cidade venderão peças maravilhosas para presentear a quem você ama”, informa a assessoria da Secultur.





