O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Paranaguá, realiza a 9.ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontece na quinta-feira, 17, das 9h às 17h, no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar).
A comissão organizadora aguarda mais de 300 participantes para a conferência, que tratará do tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
A conferência é planejada desde maio, quando o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) expediu as diretrizes. Desde lá, foram realizadas reuniões com grêmios estudantis, com entidades da sociedade civil e mais de cinco Conferências livres, que enriqueceram os debates sobre a temática escolhida.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, relatou que desde o início a comissão integrou a secretaria na proposta e houve uma sinergia positiva focada nos resultados.
Participação
O presidente da comissão organizadora, Manuel Fabricio Neto, salientou que a principal motivação da equipe é o protagonismo das crianças e adolescentes, pois eles são os sujeitos de direitos e as estrelas desse processo de construção coletiva e participação cidadã.
“A conferência tem por objetivo reunir a sociedade civil organizada, os movimentos sociais, o governo e, principalmente, as crianças e os adolescentes para discutir e deliberar sobre a política da Infância e Adolescência em âmbito local, com a possibilidade de enviar representantes para compor as conferências que ocorrem nas etapas estadual e nacional”, destacou Manuel.
As inscrições para o evento já foram encerradas. Em quatro dias, mais de 300 pessoas já haviam confirmado a participação. A programação da conferência inclui, no período da manhã, a abertura oficial e uma palestra magna. E, no período da tarde, a discussão dos eixos norteadores, votação das propostas e eleição da nova composição do CMDCA.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá