conecte-se conosco

Eventos

Comitiva da Cacileste é recebida pela Aciap em Paranaguá

Recepção fez parte da programação da 4.ª Convenção Empresarial Cacileste

Publicado

em

Encontro trouxe informações históricas da Aciap, conjuntura atual e reforçou elos entre as associações comerciais do leste do Paraná

Na manhã da quinta-feira, 22, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) realizou uma recepção à comitiva da Cacileste (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná) que esteve em visita também ao Porto de Paranaguá.  O presidente da Aciap, Eloir Martins, recebeu o presidente da Cacileste, Claudemir Gibrim, junto a membros da diretoria. A recepção faz parte da programação da 4.ª Convenção Empresarial Cacileste que ocorre em 22 e 23 de agosto em Matinhos com o tema “Conectando Horizontes: Impulsionando a Inovação e o Desenvolvimento nos Negócios”, reunindo  empresários, líderes e profissionais para uma experiência enriquecedora de aprendizado, networking e crescimento.

Presidente da Cacileste, Claudemir Gibrim, e presidente da Aciap, Eloir Martins

O presidente da Aciap, Eloir Martins, ressaltou que a vinda da comitiva a Paranaguá é um prêmio e colabora na troca de informações e experiências entre as associações comerciais, promovendo aprendizado e acesso a cursos especializados em diversas áreas. “Hoje estamos na Cacileste, que é uma coordenadoria do Leste do Paraná, da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Aciap). Somos a terceira associação comercial mais antiga no Paraná, precedidas pelas associações comerciais do Paraná em 1.890 e de Ponta Grossa que nasceu ano antes da nossa, em 1922. Temos histórias e observações feitas através desta longa permanência da associação comercial na vida dos empreendedores. A realização da 4.ª Convenção Empresarial da Cacileste é um fortalecimento para o Estado, bem como para Paranaguá, Matinhos e o litoral do Paraná, contando com a participação de uma associação pioneira como a nossa, que congrega muito gente importante, desde o pequeno empresário até as associações, isso fidelizados há mais de 25 anos, alguns mais de 30 anos e outros desde 1935, quando o Porto de Paranaguá foi inaugurado. Tenho certeza que hoje todo mundo saiu feliz, prosseguindo com a convenção nos próximos dias”, afirma.

“A realização da 4.ª Convenção Empresarial da Cacileste é um fortalecimento para o Estado, bem como para Paranaguá, Matinhos e o litoral do Paraná”, ressalta o presidente da Aciap, Eloir Martins

Cacileste

“A escolha deste ano da nossa convenção é estratégica, até para aproximar todas associações do litoral e desenvolver nossa região aqui através do associativismo. Então a visita no Porto é mais uma forma de demonstrar o ativo da cidade de Paranaguá, o ativo do nosso estado do Paraná, porque nós conectamos entre associações empresariais e comerciais, conectamos o pessoal do oeste também, que são produtores da safra que a gente conhece hoje aqui. Então, junto com o Governo do Estado e empresas do Paraná, nós podemos trabalhar, em conjunto, para que todos tenham êxito em suas produções, gerando emprego e renda na região leste do Paraná”, explica o presidente da Cacileste, Claudemir Gibrim. “Queremos agradecer a oportunidade, a Folha do Litoral News, pela cobertura da nossa convenção que ocorrerá nos próximos dois dias, com muita comunicação, troca de experiências, trazendo à comunidade do litoral o associativismo”, salienta, destacando que a Aciap é uma associações comerciais mais antigas do Paraná. “A Aciap nos recebeu aqui, integrando o nosso sistema, sendo uma das anfitriãs da nossa convenção, onde fizemos questão de estar aqui, se comunicando com a diretoria, conhecendo um pouco de Paranaguá”, destaca.

“A escolha deste ano da nossa convenção é estratégica, até para aproximar todas associações do litoral e desenvolver nossa região aqui através do associativismo”, afirma o presidente da Cacileste, Claudemir Gibrim

CMEC da Aciap

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Aciap, Jacqueline Guimbala, destacou que a Convenção Empresarial e a recepção da comitiva da Cacileste é uma oportunidade única de fortalecimento da comunidade empresarial. “Esse encontro não é apenas uma reunião, mas um espaço para compartilhar ideias e reforçar o valor do cooperativismo e do associativismo. Nós, do CMEC, acreditamos que a união é a chave para superar desafios e criar novas oportunidades. Aproveitem ao máximo os dois dias deste evento, fomentando parcerias que possam gerar impactos positivos em suas empresas e em suas comunidades. Agradecemos a Cacileste pela oportunidade de celebrarmos o reconhecimento feminino representado pela promoção do concurso Cacileste Mulher Empreendedora 2024, que incentiva e valoriza cada associada, e também pelo lançamento do livro ‘A Força que Faz Acontecer’, escrito por várias mãos de mulheres vocacionadas de diversos setores produtivos da nossa região. Esses serão, acreditamos, momentos de exaltação e inspiração da força feminina no associativismo”, explica, destacando que “o verdadeiro associativismo é respeitar as nossas diferenças e valorizar as nossas semelhanças” com crescimento econômico e social. 

“Esse encontro não é apenas uma reunião, mas um espaço para compartilhar ideias e reforçar o valor do cooperativismo e do associativismo”, ressalta a presidente do CMEC da Aciap, Jacqueline Guimbala

Diretoria da Aciap

O diretor administrativo da Aciap, Marcos Eduardo Tavares de Andrade, afirmou que a recepção e realização do evento da Cacileste no Litoral do Paraná é de extrema importância. “A Aciap Paranaguá é centenária aqui do litoral, sendo a terceira mais antiga do Estado. Então, ficamos muito honrados com a participação na convenção da Cacileste como início da convenção e sabemos que a programação está muito bem realizada. Com certeza, todos os participantes vão evoluir muito participando tanto aqui em Paranaguá como no Sesc de Matinhos, que vai ser a próxima etapa. Eu acho que vai ser um engrandecimento para o empreendedorismo e para todos os empresários do litoral e região”, destaca.

“Ficamos muito honrados com a participação na convenção da Cacileste como início da convenção e sabemos que a programação está muito bem realizada”, destaca o diretor administrativo da Aciap, Marcos Eduardo Tavares de Andrade

Importância histórica da Aciap

O historiador  Hamilton Ferreira Sampaio Júnior, escritor do livro “Aciap 100 anos”, realizou palestra no encontro destacando a evolução histórica e importância da Aciap para Paranaguá e o Paraná, ressaltando que a associação de Paranaguá é a primeira no contexto da Cacileste. “A história da Aciap está ligada com a história do Paraná, talvez ela tenha sido o órgão que maior sustentação concedeu neste contexto, porque já tinha uma estrutura formada desde 1923, até mesmo antes disso, mas em 1923 oficialmente, possuindo todo o conhecimento, uma carga de história, tradição e de todas as fases históricas que ocorreram em Paranaguá e no litoral do Paraná, onde, com certeza a Aciap acompanhou todas”, destacando o retorno positivo do lançamento do seu livro que ocorreu em outubro de 2023, com vendas esgotadas de todas as cópias. 

“A história da Aciap está ligada com a história do Paraná, talvez ela tenha sido o órgão que maior sustentação concedeu neste contexto, porque já tinha uma estrutura formada desde 1923”, frisa o historiador  Hamilton Ferreira Sampaio Júnior, escritor do livro “Aciap 100 anos”

Ao final do evento, receberam homenagens a presidente da Faciap Mulher, Paola Battistella, a presidente da Aciap São José dos Pinhais e esposa do presidente da Cacileste, Solange Aparecida Leal Padilha Gibrim e a presidente da Cacileste Mulher, Suelen Mota Tavares de Bona, bem como as empresárias de Paranaguá, Paula Corrêa Borba e Vanessa Mello.

Em alta