Na sexta-feira, 17, a Bonsenhor Contabilidade, de Paranaguá, celebra os sete anos do PEAH (Programa Encantador de Atendimento Humanizado), uma iniciativa que transformou a cultura interna da empresa e consolidou um novo padrão de relacionamento com clientes e colaboradores.
Idealizado pelo professor e palestrante Edvaldo Nunes, o PEAH nasceu com o propósito de promover a humanização no atendimento corporativo, valorizando gestos simples que geram encantamento e fortalecem conexões.
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O programa chegou à Bonsenhor em outubro de 2018, após o diretor Fábio Bonsenhor participar de uma palestra ministrada por Edvaldo, em Curitiba. Encantado com a proposta, Fábio decidiu implementar o projeto na empresa, inicialmente por três meses, mas a experiência foi tão positiva que a parceria se tornou permanente.

“Tudo começou com a palestra sobre o ‘Efeito UAU’, e o Fábio decidiu apostar na ideia. Sete anos depois, o PEAH faz parte da essência da Bonsenhor. A cultura da humanização está viva no dia a dia: nas relações entre colegas, no clima interno inspirador e no atendimento ao cliente que se destaca pela empatia e atenção personalizada”, destacou o idealizador Edvaldo Nunes.
Pilares do PEAH
1) Chamar pelo nome, para que a pessoa se sinta especial.
2) Ouvir com atenção, para que se sinta importante.
3) Ter empatia, colocando-se no lugar do outro.
Comemoração dos sete anos
A comemoração do sétimo aniversário contará com uma reunião especial às 14h, seguida de um café de confraternização com toda a equipe.
Segundo Evillyn Pinheiro, coordenadora comercial da Bonsenhor e há três anos à frente da Comissão PEAH, o programa representa muito mais do que um método de atendimento, é um estilo de trabalho baseado em empatia e valorização das pessoas.

“O PEAH está presente em todos os nossos atendimentos, tanto internos quanto externos. Temos três pilares fundamentais: chamar pelo nome, ouvir com atenção e agir com empatia. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença”, explicou Evillyn.
Regras do retorno
A coordenadora também destaca que a Bonsenhor adota as chamadas “3 Regras do Retorno”, que garantem agilidade e transparência no contato com o cliente:
- Retorno inicial – em até cinco minutos, informando que recebeu a solicitação, mostrando que está atento e disponível.
- Retorno parcial – mantém o cliente informado sobre o andamento e a previsão de conclusão da sua demanda.
- Retorno final – comunica que a solicitação foi concluída, encerrando o atendimento com atenção e cuidado.
Além do dia a dia, o PEAH é mantido vivo por meio de reuniões mensais com todos os colaboradores, que abordam temas ligados à humanização e à excelência no atendimento.
Importância do PEAH
“O PEAH é de extrema importância para a Bonsenhor, pois representa nosso jeito de cuidar de pessoas. Ele fortalece os laços de confiança e cria um ambiente interno mais acolhedor, empático e colaborativo”, reforça Evillyn.
Mais do que um programa, o PEAH se consolidou como um modo de ser e servir, um exemplo de que humanizar dá resultado, dentro e fora das empresas.





