A 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Guaratuba aconteceu na quinta-feira, 15, no salão de eventos do Recanto Paulo VI. O tema central deste ano da conferência foi a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Os principais objetivos da conferência são avaliar as ações desenvolvidas, e propor novas ações para a implementação da política da Assistência Social no município.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento que foi promovido pelo Conselho Municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal do Bem Estar e da Promoção Social. O evento também foi transmitido on-line com intérpretes de libras nas mídias sociais da Prefeitura de Guaratuba.
A Conferência Municipal da Assistência Social é realizada a cada dois anos. Anteriormente a ela, foram realizadas no município cinco pré-conferências livres com a sociedade civil, órgãos governamentais e usuários do SUAS em que foram debatidos os eixos norteadores e deliberadas as propostas para serem colocadas em aprovação na Conferência Municipal. As propostas validadas serão encaminhadas para a esfera Estadual.
Os eixos norteadores da conferência foram apresentados pelos técnicos da Assistência Social, são eles: Gabriela Pereira (contadora) – eixo Financiamento; Fabiano Alves dos Santos (assistente social do CRAS II) – eixo Controle social; Sabrina Chiarello (psicóloga da Casa da Criança) – eixo Articulação entre os segmentos; Sabrina Berbetz (psicóloga do CRAS I) – eixo Serviços, programas e projetos e eixo Benefícios e transferência de renda.
Entre os presentes, o prefeito Roberto Justus, a secretária Municipal do Bem Estar e Promoção Social e Presidente do Conselho de Assistência Social, Maricel Auer, representantes do poder Legislativo Municipal, Conselhos de Direitos, escolas municipais, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, Casa da Criança, Conselho Tutelar, Sociedade Civil dentre elas APAE, APADVG, Associação Recanto Paulo VI, Casa Bethânia, assistentes sociais e usuários do SUAS.
Fonte: Prefeitura de Guaratuba