conecte-se conosco

Eventos

29 alunos concluíram o curso de instalação e manutenção de ar-condicionado

O curso foi ministrado junto ao projeto Carreta do Conhecimento, que oferece educação profissional de qualidade através de unidades móveis

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

Os alunos que frequentaram o curso de auxiliar de instalação e manutenção de ar-condicionado concluíram a capacitação na terça-feira, 23, e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais (Semtra) viabilizou a formação da turma, composta por 29 alunos, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), SENAI e Volkswagen do Brasil. Além disso, as secretarias municipais de Assistência Social e Segurança Pública estiveram envolvidas na ação.

Formaram a mesa diretiva o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, o chefe adjunto do departamento de Trabalho e coordenador estadual da  rede Sine-PR, Milton Rech, representando a Sejuf, Fernanda Silva Souza do Senai, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, João Lozano, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, o secretário de Indústria e Comércio, Henrique Almada, o secretário de Segurança, João Carlos Silva, e o chefe do escritório regional da Sejuf, William Pereira. 

Conforme os organizadores, o objetivo é proporcionar a retomada da população ao mercado de trabalho, ampliando as oportunidades.

O vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, destacou a importância da qualificação para abrir oportunidades de trabalho. “O fato de abrir espaço para que as pessoas venham aprender é algo que muda a vida do cidadão, que após essa formação, pode sair daqui trabalhando. Parabenizo a parceria firmada entre a Semtra e Sefuj, que rendeu bons frutos no que tange a qualificação de mão de obra”, ressaltou Borba.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, João Lozano, enfatizou a importância das parcerias firmadas pelo município. “O prefeito Marcelo Roque determinou que fossemos em busca de vagas de emprego, mas sem deixar de lado a capacitação profissional. Um momento único, que graças a parcerias firmadas conseguimos gerar bons resultados com a formação de novos profissionais aptos para o mercado de trabalho”, salientou João Lozano.

O chefe adjunto do departamento de Trabalho e coordenador estadual da rede Sine-PR, Milton Rech, também destacou a importância das parcerias com o município. “Todo o trabalho que o departamento do Trabalho tem feito é calcado na cooperação entre as prefeituras que são as detentoras das Agências do Trabalho nas cidades, e como política pública o governador Ratinho Júnior determinando para a SEJUF do nosso secretário Rogério Carboni que tem determinado esta continuidade neste trabalho e que tem sido extremamente importante, e o município de Paranaguá está de parabéns”, destacou Rech parabenizando também todos os formandos.

A coordenadora de Educação do Senai, Fernanda Souza, enfatizou que o mercado de trabalho tem absorvido bem os alunos que se formam no curso. “Temos visto bastante colocação no mercado de trabalho depois da conclusão deste curso. Paranaguá é o quinto município do litoral que estamos atendendo, já passamos pelas praias e Morretes, e o resultado está sendo bem positivo”, destaca Fernanda.

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Leal Loiola Falanga, enfatizou o trabalho realizado que busca preparar os alunos para o mercado de trabalho. “A Carreta do Conhecimento vem para o nosso município, e através dessa articulação podemos ofertar um curso que pode fazer diferença na vida profissional de cada um destes formandos. Sem dúvida é uma iniciativa válida e uma parceria muito produtiva”, enfatizou Ana Paula. 

Aluno do curso, o eletricista Wilson Batista Alves, enfatiza que o curso foi muito produtivo. “Para nós um curso deste nos agrega mais conhecimento, e quanto mais conhecimento você adquire, melhor você está preparado para o mercado de trabalho, e eu com os meus 57 anos agradeço a Deus pela saúde, pela vida e por poder estar tendo esta experiência de aprender um pouco mais”, destaca Wilson.

O curso foi ministrado junto ao projeto Carreta do Conhecimento, que oferece educação profissional de qualidade através de unidades móveis. Desde 2019, a Carreta do Conhecimento tem investido mais de R$ 6,9 bilhões, tendo beneficiado mais de 146 localidades no Paraná.

Em alta

plugins premium WordPress