conecte-se conosco

Eventos

20.º Festival do Caranguejo movimenta fim de semana em Pontal do Paraná

Restaurantes participantes irão oferecer iguaria caiçara de forma tradicional e em pratos elaborados

Publicado

em

Foto: Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná/Arquivo

O final de semana deverá ser de muito movimento em Pontal do Paraná, não somente pelas praias e outras atrações, como também pelo 20.º Festival do Caranguejo que foi iniciado na noite da sexta-feira, 19. A festa abrange diversos restaurantes inscritos do município que oferecerão a iguaria caiçara de maneira tradicional, bem como em diversos pratos elaborados e únicos. A abertura aconteceu na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá, com atividades para crianças, bem como ações ambientais e turísticas. O evento acontecerá entre 19 de janeiro a 18 de fevereiro.

Segundo o prefeito Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”, o atual formato do festival foca a valorização dos comerciantes pontalenses e permite um maior fluxo de turistas. “A ampliação de datas e locais permitirá que mais veranistas possam aproveitar o verão para saborear nosso caranguejo e conhecer as praias de Pontal do Paraná”, destaca.

Exposição Caranguejo-Uçá

A abertura do festival na Praça Alvorada, em Shangri-lá, iniciou também um painel expositivo para moradores e visitantes conhecerem um pouco mais sobre a espécie caranguejo-uçá, tradicional do litoral do Paraná. “Também houveram painéis informativos sobre a espécie elaborados em parceria com a UFPR”, completa.

Válido ressaltar que a captura do caranguejo é uma das atividades extrativas mais antigas do Brasil, presente em diversas comunidades tradicionais do litoral, incluindo a do Paraná, colaborando para o sustento com a comercialização do crustáceo. “É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal. Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura é permitida apenas entre os dias 1º de dezembro e 14 de março (no caso do Paraná, pois o período de defeso pode variar em cada estado). A captura de fêmeas é totalmente proibida. Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue”, explica a Prefeitura.

Abertura ocorreu na Praça Alvorada, no balneário Shangri-lá (Foto: Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná/Arquivo)

“Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas”, ressalta a assessoria.

Segundo o município, o 20.º Festival do Caranguejo é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com produção da Adetur Litoral e apoios da Secretaria Estadual de Turismo, Viaje Paraná e Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná.

Confira a relação dos estabelecimentos inscritos no site do Festival do Caranguejo.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress